Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Portas da Catedral São Francisco de Paula revelam detalhes históricos

Portas da Catedral São Francisco de Paula revelam detalhes históricos
10 outubro
09:42 2018

A cada etapa da obra de restauro do “Projeto Portas” uma nova descoberta sobre a história da Catedral São Francisco de Paula. As camadas de tinta removidas delicadamente pelos restauradores revelam a riqueza nos detalhes. A porta principal do prédio, por exemplo, foi adaptada na altura e largura ao longo dos tempos. “Após a remoção das grossas camadas de tinta foi possível verificar que não se trata de uma peça única, a original teve agregadas peças laterais e uma almofada superior”, explica a arquiteta Simone Neutzling, responsável pela obra. Os detalhes de entalhe foram replicados nas duas folhas das portas. Segundo ela, a remoção da tinta começou com o trabalho do soprador térmico. “Tiramos a primeira camada de tinta, fizemos uma raspagem com vidro e agora estamos no ajuste fino, retirando todos os vestígios com o uso de bisturi”, detalha.

Para desvendar cada uma das curvas dos entalhes em madeira de lei, o escultor Flávio Cavalheiro usa sua experiência de mais de duas décadas trabalhando com arte. “Cada intervenção é feita com todo cuidado para que a madeira seja preservada, e não perca seus elementos originais, tão valiosos para nossa história”, salienta. Durante o processo de limpeza das portas, diferentes materiais foram encontrados sob a tinta, como massas, ceras e breu – uma espécie de resina de origem vegetal. O pára-vento no hall de entrada do templo, com portas envidraçadas, também passa pelo processo de restauro. “A recuperação começa através da remoção de todas as camadas de verniz, que acabaram por escurecer a madeira e esconder os detalhes”, complementa Simone.

Portas da Catedral 02A continuidade do trabalho deverá levar a outras constatações. “De posse das informações, passamos à pesquisa histórica para descobrir em que momento as alterações foram feitas”, complementa. Para entender o que realmente aconteceu ao longo dos anos, a equipe conta com o pesquisador Guilherme Pinto de Almeida, que se debruça nos vestígios em busca de referências iconográficas que traduzam a linha do tempo desta história. O trabalho é minucioso e acontece diariamente durante o cotidiano da igreja. “Ao final todas as portas estarão na cor original e receberão proteção contra cupins e uma camada de verniz”, finaliza Simone.

PROJETO – O “Projeto Portas” é dirigido e executado pela Surya Projetos e tem investimento total de R$ 560.963,50. Os valores foram arrecadados através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) e contam com o patrocínio integral da Josapar.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções