Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

PORTO DO RIO GRANDE : Ano de 2016 marcou recorde histórico de movimentação

19 janeiro
09:18 2017

Realizou-se terça-feira, na sede da Secretária dos Transportes, em Porto Alegre, a apresentação do balanço da movimentação do Porto do Rio Grande no ano de 2016.

Estavam presentes, o secretário de estado dos Transportes Pedro Westphalen, o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia Fábio Branco, o superintendente do Porto do Rio Grande Janir Branco e o secretário adjunto dos Transportes, Vanderlan Frank Carvalho. O resultado confirmou que o ano passado foi o o melhor desempenho história do complexo. Foram mais de 38 milhões de toneladas que passaram pelo porto rio-grandino, registrando um aumento de 1,4% quando comparado a 2015. A Carga Geral que engloba setores como celulose, toras de madeira e outros, foram os grandes destaques.

BALANÇO apresentado na Secretaria Estadual dos Transportes

BALANÇO apresentado na Secretaria Estadual dos Transportes

“O ano de 2016 foi complicado para diversos setores da economia. Ao enfrentarmos os desafios, vimos nosso porto dinamizar sua atuação, ampliar outros setores de cargas e crescer. O crescimento obtido foi suficiente para registrarmos o melhor número em mais de cem anos de história”, afirma o superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco. A carga geral obteve crescimento de 17,2% e os granéis líquidos subiram 12,5%. Apenas os granéis sólidos tiveram recuo de 6,1%. O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, destacou que projetos de governo como a retomada da hidrovia já mostram resultados nos números do complexo portuário. “A parceria para a retomada do movimento de contêineres pela hidrovia e o projeto da celulose são de extrema importância para o Estado”, afirma ele.

NA CARGA GERAL os três principais produtos a serem destacados são a celulose; produtos químicos diversos e o arroz. Nos granéis líquidos tiveram ênfase MF-380; petróleo cru e óleo combustível. Por fim, nos granéis sólidos salientam-se a soja em grão; farelo de soja e fosfato. O total movimentado no complexo foi de 38.213.785 toneladas. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, é muito importante que as pastas trabalhem em conjunto para o fortalecimento do Estado. “Cada vez mais devemos estar em sintonia para atender as necessidades da indústria e do Estado, buscando o desenvolvimento, emprego e renda ao Rio Grande do Sul. O porto é fundamental nesse processo de competitividade para atração de novos projetos”, conclui Fábio Branco.

“Nosso porto possui uma grande vocação agrícola por ser a principal produção do Rio Grande do Sul. Este ano vimos o crescimento de outros setores e o recuo dos granéis sólidos que já eram esperados diante do mercado nacional e internacional”, avalia Branco. O milho e cevada tiveram crescimento no ano de 2016, respectivamente, de 14,7% e 32,9%. No complexo soja, o total movimentado teve recuo de 12,6% impulsionado pela diminuição da movimentação do grão. Os derivados óleo e farelo tiveram aumento de 2,3 e 3,3%.

NO CONTEXTO geral, o movimento de embarcações aumentou chegando a 3241 viagens pelo Porto do Rio Grande. O maior aumento está relacionado com a navegação interior foi ampliada em 12% chegando a 1343 viagens. “A explicação disso está no esforço do Governo do Estado na revitalização da hidrovia gaúcha e de investimentos privados como o da Celulose Riograndense que tem sido exemplo nesse modal”, conclui Branco. A navegação interior em 2015 representava 12,8% e em 2016 já foi ampliada para 14,5% da movimentação.

O Porto do Rio Grande está apto a trabalhar com as principais rotas de navegação do mundo. Atualmente são mais de 90 países que possuem relações com o complexo. Na exportação os cinco principais são: China, Irã, Coréia do Sul, Estados Unidos e Japão. Na importação destacam-se: Argentina, Estados Unidos, Marrocos, Algéria e Qatar.

MOVIMENTO chegou a 3241 viagens pelo Porto de Rio Grande

MOVIMENTO chegou a 3241 viagens pelo Porto de Rio Grande

Comentários ()

Seções