Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Portugal inaugura novas rotas para Santiago de Compostela

Portugal inaugura novas rotas para Santiago de Compostela
01 novembro
14:30 2019

O Alentejo, maior região de Portugal, contará agora com três novos Caminhos de Santiago. Ao todo, o norte do país terá mais de 1.400 quilômetros de percursos sinalizados que levam a um dos mais famosos destinos de peregrinação do mundo.

Santiago de Compostela é a capital da região da Galícia, Noroeste da Espanha. O lugar abriga Catedral de Santiago onde supostamente estão os restos mortais de São Tiago, um dos apóstolos de Jesus Cristo. Movidos pela fé, os viajantes percorrem paisagens magníficas em contato com a natureza, desbravando diferentes lugares e países, como Portugal, numa das experiências mais enriquecedoras do turismo religioso.

A região do Alentejo é marcada pela tradição e por riquezas religiosas centenárias, inclusive tem forte ligação com a Ordem de Santiago, uma vez que foi conquistada com o seu auxílio. Os três novos percursos consistem no Caminho Central, o Caminho Nascente e o Caminho da Raia.

As trilhas portuguesas partem da fronteira do extremo sul rumo ao norte. Todas são bem sinalizadas e oferecem ao turista infraestrutura completa, tanto física quanto digital. O trajeto conta com pontos de apoio para obtenção da Credencial do Peregrino. A caminhada pode durar até 30 dias.

A rota do Caminho Central tem 570 quilômetros e 19 etapas. O percurso começa em Santa Cruz e segue por Almodôvar, local que abriga o Convento da Nossa Senhora da Conceição, fundado em 1680. Ao chegar em Castro Verde a rota se divide em duas e os peregrinos podem continuar mais próximos ao litoral do Alentejo, passando por Ourique e Cercal. O caminho ainda compreende as cidades de Santiago de Cacém e Alcácer do Sal, local com rico patrimônio referente ao tema.

O Caminho Nascente tem 400 quilômetros e também 19 etapas. Essa rota começa em Mesquita e segue para Mértola, vila que já foi cidade romana e capital de um reino árabe. Um dos seus pontos turísticos que mais chama a atenção é o prédio da antiga mesquita que atualmente abriga a Igreja Matriz de Mértola, com diferentes estilos arquitetônicos em sua construção. O castelo local também já foi sede da Ordem de Santiago, no século 14. No percurso estão ainda as cidades de Beja, com sua Torre de Menagem de 40 metros de altura, e Évora, que a principal cidade do Alentejo, um verdadeiro museu a céu aberto.

Já o Caminho de Raia tem inauguração prevista para dezembro deste ano. O percurso será de 310 quilômetros com orientação exclusivamente digital, passando pelos destinos alentejanos que fazem fronteira com a Espanha. Com início em Mértola, o caminho segue para Serpa, Moura e Mourão até chegar em Reguengos de Monsaraz, região que abriga famosas vinícolas de Portugal. Ao passar pela Vila de Monsaraz, os viajantes podem se deslumbrar com a vista do Alqueva, o maior lago artificial da Europa.

A visita ao túmulo de São Tiago, localizado na Basílica de Santiago de Compostela, marca o fim do trajeto de peregrinos que partem de várias regiões da Europa Ocidental. Desde 1985 que o centro histórico (cidade velha) de Santiago de Compostela se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO. Os Caminhos de Santiago na Espanha e na França também foram incluídos nessa lista, em 1993 e em 1998, respectivamente.

 (Imagem: Turismo do Alentejo)

Comentários ()

Seções