Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Posto de gasolina desativado no Fragata pode virar área de esporte e lazer

28 junho
18:42 2017

Quem passa hoje pela avenida Duque de Caxias, entre o quartel e o cemitério, vê uma posto de gasolina abandonado, no canteiro central da principal via do Fragata. No que depender da Prefeitura, esse cenário em breve irá mudar. A intenção do Executivo é transformar o espaço público – onde durante muitos anos funcionou um posto de combustível – em uma área de lazer que beneficie toda a comunidade e ofereça opções esportivas e de entretenimento para crianças e jovens.

Posto de gasolina fragata 02Na tarde desta terça-feira (27), o vice-prefeito Idemar Barz foi conhecer as potencialidades do espaço acompanhado pelo secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Jacques Reydams, pelo diretor de Planejamento Territorial, Guto King, pela equipe da SGCMU e por integrantes do Clube de Empresários do Fragata (Cefra), que querem contribuir com o projeto.

Um estudo preliminar da área externa elaborado pela equipe da Diretoria de Planejamento Territorial prevê a implantação de uma quadra poliesportiva, quadra de vôlei de areia e outras, academia de ginástica (onde ficava o lava-jato), estação de bicicletas, oficina de manutenção de bicicletas e mesas de jogos, além de melhorias no parque infantil, paisagismo e nova iluminação.

No prédio em que funcionava uma loja de conveniências do posto, a Prefeitura pretende instalar um espaço semelhante ao quiosque Viva o Laranjal, na praia, para empréstimo de redes, bolas e outros materiais esportivos. Também se cogita a possibilidade de dividir esse espaço para a instalação de um escritório do Cefra, que ajudaria a cuidá-lo.

A ideia é envolver a comunidade para que opine sobre o uso efetivo do espaço e participe das decisões finais, antes da elaboração do projeto executivo. Os moradores poderão sugerir mudanças na localização das quadras ou alterações – se os jovens do Fragata não tem o hábito de jogar vôlei, por exemplo, vão poder sugerir outro esporte.

Posto de gasolina fragata 04Nesta quarta-feira (28), equipe da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) irá se reunir com integrantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), para receber orientações sobre a correta desinstalação de parte da estrutura e remoção de tanques subterrâneos. Nos próximos dias, a SGCMU seguirá com o levantamento de dados do local, que logo passará por uma limpeza geral.

A Prefeitura quer aproveitar toda a estrutura que for possível e considera reutilizar parte da estrutura que servia de cobertura do posto para fazer uma área coberta na Usina de Asfalto – esse procedimento está orçado em torno de R$ 90 mil.

27.06.2017 - Vice-prefeito Idemar Barz visita posto de combustivel desativado no FragataSobre o posto

Ao expirar a validade do contrato com o proprietário do posto de combustível, Edgar Rodrigues Fernandes, o ex-prefeito Eduardo Leite não renovou o contrato, por se tratar de área pública e que, portanto, deve ser utilizada em benefício de toda a comunidade pelotense e não de um interesse particular.

Atualmente, há um veículo abandonado no local e um morador de rua, que recebeu atendimento de uma assistente social e de uma psicóloga, da Prefeitura.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções