Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Prefeita reúne-se com educadores sociais

Prefeita reúne-se com educadores sociais
21 junho
08:43 2017

Uniformização da carga horária em seis horas/dia para os educadores sociais, mais segurança, atividades externas com o público das instituições e maior apoio técnico (psicólogos) foram encaminhamentos priorizados pela prefeita Paula Mascarenhas para atender as demandas apresentadas pela categoria em reunião realizada no Salão Nobre da Prefeitura.

Educadores sociais vinculados à Secretaria de Assistência Social (SAS) acolheram convite da prefeita para apresentar relatos de suas atividades, sugestões e reivindicações para melhorar a qualidade e as condições de trabalho nos lares e centros do Município. É a terceira categoria recebida pela prefeita desde o início do Governo, para um diálogo franco e mais próximo. A primeira foi com patroleiros e operadores de máquinas; a segunda, com atendentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“A Prefeitura valoriza o que fazem; vocês são essenciais”, disse a prefeita aos educadores sociais. “Vocês são os braços e olhos do Município para aqueles que moram conosco. Esse trabalho é fundamental, importantíssimo e de grande responsabilidade. Vocês fortalecem quem precisa e ajudam a formar cidadãos. Têm que ter paciência e amor pela humanidade”, reforçou.

Paula lembrou aos educadores sociais os dois pilares básicos do seu Governo: capricho e carinho com o cidadão. “O que se faz deve ser bem-feito, porque o que é público é de todos. Quanto ao carinho, temos que considerar que somos servidores públicos sustentados pelas pessoas”, frisou.

INÉDITO

Os educadores sociais registraram satisfação pela oportunidade da conversa e aproveitaram para relatar muitos casos que exigiram criatividade, profissionalismo, dedicação e demandaram envolvimento humano de carinho e afetividade.

REUNIÕES ocorreram ontem pela manhã e durante à tarde

REUNIÕES ocorreram ontem pela manhã e durante à tarde

Martha Rodrigues Martins, trabalha na Residência Inclusiva I e conhece de perto a realidade e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que se dedicam ao bem-estar do próximo. Para ela, ter a chance de ser uma voz ativa na construção de soluções é um alento que ainda não havia experimentado em toda a sua carreira. “Durante os 16 anos que trabalho nessa profissão nunca alguém nos escutou”, afirmou.

A aproximação com as categorias é uma política inédita deste Governo. Para o secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, “a iniciativa de ouvir servidores oferece condições para corrigir problemas e para acolher sugestões”. Entre as ideias, podem surgir algumas de inovação que supram deficiências do setor.

A prefeita solicitou aos educadores para que encaminhassem as demandas de imediato ao secretário Longaray, para identificação das que podem ser atendidas a curto prazo, e informou que novo concurso público suprirá a deficiência de pessoal nas instituições e que manterá contato com a Guarda Municipal para reforço da segurança em algumas áreas.

CARGA HORÁRIA

“Quero uniformizar, por lei, a carga horária em seis horas diárias. Quando adotamos o ponto eletrônico, recorreu-se à origem, aos contratos do concurso, para definir a jornada. Agora, formamos uma comissão para estudar o assunto e, ainda neste ano, a situação será resolvida; é um compromisso do Governo”, afirmou Paula.

O vice-prefeito Idemar Barz, a secretária de Governo Clotilde Vitória e a chefe de Gabinete Kelli Schaefer participaram das reuniões.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções