Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Prefeito apresenta Plano de Estratégia e Gestão 2014-2017

Prefeito apresenta Plano de Estratégia e Gestão 2014-2017
23 janeiro
18:22 2014

Eduardo Leite e o coordenador César Mendes explicaram, durante Reunião do Secretariado, como funcionará o mapa estratégico que conduzirá o governo municipal nesta gestão.

Reunião com secretariado aconteceu no auditório da CDL

Reunião com secretariado aconteceu no auditório da CDL

O prefeito Eduardo Leite e o coordenador de Estratégia e Gestão, César Mendes, apresentaram, na tarde desta quinta-feira (23/01/2014), o Plano de Estratégia e Gestão 2014-2017 aos secretários e assessores da prefeitura de Pelotas, durante a primeira Reunião do Secretariado do ano, ocorrida no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “Esta cartilha deve passar a nortear as nossas ações daqui pra frente. Ela estabelece os valores que norteiam o nosso governo e nos ajudará a canalizar os esforços nas prioridades traçadas”, destacou o prefeito.

A cartilha foi produzida com a colaboração da Comunitas e da Falconi Consultores de Resultado, através do Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável. O serviço de consultoria do Plano Estratégico 2014-2017, coordenado pela Coordenaria de Estratégia e Gestão da prefeitura, tem apoio da iniciativa privada. Orçado em R$ 1,5 milhão, o serviço é patrocinado por um grupo de líderes empresariais. “A prefeitura não gastará nada para ter essa que não é uma consultoria de governo, mas uma consultoria de resultados. Ela nos ajudará a traçar todas as metas e fazer o planejamento de nossas prioridades e também a cobrar os resultados de cada secretaria. Mas justamente por termos um grupo de líderes empresariais que estão apostando na cidade de Pelotas, confiantes de que poderemos dar um exemplo para outros governos, é que o nosso compromisso é ainda maior”, ressaltou Eduardo.

O plano que conduzirá as ações do governo nesta gestão foi elaborado a partir de seis eixos: Boa Escola para Todos; Saúde Agora; Cidadania e Segurança; Desenvolvimento Sustentável; Cidade Bem Cuidada; e Gestão Eficiente, Responsável e Transparente. Ele traça metas e prazos para cada secretaria, a partir de dados fornecidos por elas. “Se não tivermos clareza daquilo que queremos entregar, é grande a chance de nos perdermos no caminho. Este plano deixa o caminho bem definido. Agora sabemos onde estamos e onde queremos chegar”, frisou o prefeito.

O Plano de Estratégia utilizará o Proges – Programa de Gestão Estratégia – como ferramenta para gerenciar, virtualmente, o andamento dos projetos. Os responsáveis de cada secretaria deverão fazer uma alimentação constante dos dados, atualizando as informações – quais são os projetos, os prazos para serem cumpridos, em que fase se encontra, etc. A ideia é, no futuro próximo, disponibilizar à população todas as informações do Plano no site da prefeitura.

Cada secretaria tem uma semana para indicar um responsável pelo Plano, frente à Coordenadoria de Estratégia e Gestão e o Comitê de Gestão, que será formado a seguir. A próxima fase será a de elaboração de projetos específicos de cada secretaria, com o apoio da consultoria, e de treinamento dos responsáveis. “Teremos encontros mensais para avaliação das metas, apresentação de dificuldades que possam ser encontradas na execução dos projetos e discussão de soluções ou de redirecionamento das metas, se necessário”, explicou César Mendes.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções