Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Prefeito assina convênio para o Policiamento Comunitário

Prefeito assina convênio para o Policiamento Comunitário
26 maio
09:41 2014

O prefeito Eduardo Leite assinou, sexta-feira, o termo final que formaliza o convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/RS) para a implantação de Policiamento Comunitário em Pelotas, projeto que visa trazer a Brigada Militar para dentro dos bairros e com isso diminuir o número de delitos.

Serão dez núcleos fixos e um de coordenação, que abrangerão todos os bairros do Município. A prefeitura investirá anualmente e torno de R$ 300 mil para custear o auxílio-moradia dos policiais que integrarão o serviço. Cada um receberá R$ 600,00 para aluguel de residência na comunidade definida pelo programa..

“Ainda que a segurança pública seja de responsabilidade do Estado, a prefeitura de Pelotas está disposta a colaborar para trazer mais segurança a toda a população pelotense”, frisou Eduardo.

Concluída a parte que cabia ao Município, o convênio, que já tramitou pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE/RS), BM e SSP/RS será reencaminhado à Brigada Militar. “Agora vamos aguardar as viaturas, que serão repassadas pela Brigada quando a empresa que venceu a licitação fizer a entrega dos veículos”, explicou Romaldo Duarte, superintendente de Segurança da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS).

Em abril ocorreu, na SJSS, o curso de Promotor de Polícia Comunitária, que capacitou os 44 policiais militares que atuarão nos núcleos. Cada núcleo, com quatro policiais, abrangerá até 10 mil moradores e receberá uma viatura e equipamento individual – pistola, colete a prova balas, bicicleta, rádio portátil e algemas.

Ainda que o principal objetivo do projeto não seja atacar crimes como tráfico ou homicídios, as estatísticas de onde o programa já foi implementado apontam para uma redução significativa em todos os delitos – em alguns municípios chegou a cair 57% o número de homicídios e 100% o de latrocínios (roubo seguido de morte). Em Caxias do Sul, em um ano e meio de atuação foi possível constatar uma redução de 50% dos registros de homicídios e roubos.

SEGURANÇA Pública será reforçada na cidade Eduardo Beleske/Ascom

SEGURANÇA Pública será reforçada na cidade
Eduardo Beleske/Ascom

         Os bairros serão agregados, em núcleos, da seguinte forma:

  1. Areal, Bom Jesus e Jardim Europa;
  2. Pestano, Eldorado e Getúlio Vargas;
  3. Santa Terezinha, Cohab Lindóia, Py Crespo e Sítio Floresta;
  4. Cruzeiro, Umuharama e Recanto de Portugal;
  5. Balneário dos Prazeres e Colônia Z3;
  6. Obelisco, Dunas e Vasco Pires;
  7. Fátima, Porto, Balsa e Navegantes;
  8. Simões Lopes e Padre Réus;
  9. Gotuzzo, Cohab Fragata e Verona;
  10. Fragata, Guabiroba e Farroupilha;
  11.  Coordenação.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções