Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

Estado e Município firmam parceria pela saúde da população negra

10 abril
15:21 2014

O auditório Dom Antônio Zattera, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), esteve lotado na manhã desta quinta-feira (10/4/2014), durante o 1º Seminário de Saúde Integral da População Negra, quando foi assinado um termo de compromisso entre o Estado e o Município na implantação do Programa de Combate ao Racismo Institucional na Saúde Básica.

Durante o seminário, o Programa de Combate ao Racismo Institucional na Saúde Básica foi implantado

Durante o seminário, o Programa de Combate ao Racismo Institucional na Saúde Básica foi implantado

O prefeito Eduardo Leite disse que qualquer forma de preconceito deve ser combatida, seja pela raça, gênero, orientação sexual, idade, ou qualquer outro tipo, até que não exista mais. E quando não houver, deve ser lembrado para que não se repita. Para Eduardo, ao longo dos anos, já houve muitas mudanças de comportamento, que contribuem para o desenvolvimento e a qualidade de vida de toda a população. Ele lembrou que a política de saúde, cuja implementação foi assinada, é dedicada a uma parcela da população muito maltratada historicamente pelo sistema de saúde.

A secretária de Saúde, Arita Bergmann, diz que neste momento se colocam em prática diretrizes para a saúde da população negra há muito devidas, com uma política concreta para as comunidades quilombolas.

Ainda durante a abertura, a prefeitura e movimentos sociais entregaram uma solicitação de incentivo à Secretaria Estadual de Saúde (SES), para que sejam criadas quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) voltadas à população quilombola, na Colônia Triunfo, Grupeli, Monte Bonito e Pedreiras.

O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde (SMS), e contou com a participação da coordenadora de Saúde da População Negra da SES, Miriam Cristiane Alves, de representantes dos quilombos do Algodão, Vó Elvira, e Alto do Caixão; do Conselho para a Participação e o Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas; e Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções