Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Prefeito discute Plano de Carreira com magistério

19 dezembro
10:27 2014

“Optamos, antes de apresentar qualquer proposta, por construir em conjunto um plano de carreira o mais próximo possível do que esperam os servidores, para que não chegue à Câmara de Vereadores um projeto pronto, sem a avaliação dos principais interessados”, ressaltou o prefeito Eduardo Leite durante a reunião que abriu as discussões sobre o Plano de Carreira do magistério, realizada na manhã de quarta-feira, no auditório do Colégio Pelotense.

Para que o professor seja reconhecido, valorizado e estimulado, Eduardo aposta na criação de uma estrutura de carreira com a participação dos servidores, assim todos seriam emissários dentro das escolas para repassar as informações e receber sugestões para que as novas ideias sejam aplicadas. “É essencial que estejamos abertos para discutir a carreira”, afirmou.

Sobre o piso nacional do magistério, o prefeito ressaltou que nos dias de hoje é impossível aplicá-lo, sobretudo devido à Lei de Responsabilidade Fiscal, que impõe um limite aos gastos com salários dos servidores. No entanto, adiantou que o governo quer propor aos professores algo melhor do que a atual situação. “Podemos avançar e para isso vou até o limite do possível”, enfatizou.

ENCONTRO ocorreu quarta-feira no Auditório do Colégio Pelotense

ENCONTRO ocorreu quarta-feira no Auditório do Colégio Pelotense

Uma das novidades propostas pelo prefeito é a possibilidade dos professores optarem, após a aprovação do plano, de seguir pelo regimento antigo ou aderir ao novo – os professores que ingressarem no quadro após se enquadrarão automaticamente no novo plano. “Somos permeáveis às ideias que vierem de vocês, que possuem mais experiência e têm expectativas, para que a proposta que seja transformada em projeto de lei seja o mais próximo possível do que todos desejam”, concluiu o prefeito.

A professora Maria Helaine Rodrigues, da escola Nelson Abott de Freitas, elogiou a iniciativa de Eduardo de promover o diálogo com o magistério. “Esta é a primeira vez que um prefeito nos propõe este tipo de discussão”, lembrou.

O prefeito esteve acompanhado da vice-prefeita Paula Mascarenhas, do secretário de Educação, Gilberto Garcias, e de técnicos da Secretaria da Educação e Desporto (Smed), que promoveram a discussão sobre o plano, apresentando um histórico sobre a legislação que prevê que os municípios tenham planos de carreira. Novas reuniões serão agendadas a partir de março.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções