Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Prefeito Eduardo Leite volta às origens

17 setembro
15:41 2014

O gestor relatou sua experiência aos alunos do colégio São José, onde começou sua trajetória política no Grêmio Estudantil.

Os cerca de 100 alunos aguardavam ansiosamente pelo prefeito, que fez uma explanação contando de seu interesse desde muito jovem pela política

Os cerca de 100 alunos aguardavam ansiosamente pelo prefeito, que fez uma explanação contando de seu interesse desde muito jovem pela política

Na tarde desta terça-feira (16/9/14) o prefeito Eduardo Leite voltou às origens ao ser convidado a uma conversa sobre política com alunos do 6º ano do Colégio São José. Eleições, compromissos que o político assume, representatividade e, no caso de Eduardo, sua trajetória até chegar ao comando da cidade foram alguns dos temos abordados.

Os cerca de 100 alunos aguardavam ansiosamente pelo prefeito, que fez uma explanação contando de seu interesse desde muito jovem pela política. O prefeito iniciou seus estudos na instituição no mesmo ano em que estão estes jovens, que tem entre 11 e 12 anos de idade.

Quando cursava a sétima série se candidatou junto de alguns amigos à presidência do Grêmio Estudantil. No segundo turno na votação, a chapa de Eduardo foi eleita pela comunidade escolar. A partir daí uma espécie de governo foi montado na escola. “As turmas escolheram seus representantes e estes seriam como o parlamento do Grêmio”, explicou o prefeito.

Após a saída da escola, Eduardo enquanto aluno do curso de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), participou de vários projetos e aos 19 anos candidatou-se a vereador pela primeira vez. Não tendo sido eleito, trabalhou a convite do então prefeito Bernardo de Souza como assessor de uma Secretaria e logo como chefe de gabinete do prefeito, período em que adquiriu experiência – importantíssima para os dias de hoje – sobre o funcionamento do poder Executivo.

O prefeito iniciou seus estudos na instituição no mesmo ano em que estão estes jovens, que tem entre 11 e 12 anos de idade

O prefeito iniciou seus estudos na instituição no mesmo ano em que estão estes jovens, que tem entre 11 e 12 anos de idade

Em sua segunda candidatura foi eleito vereador de Pelotas e chegou a ser o presidente do Legislativo. Depois, concorreu a prefeito e venceu a eleição, assumindo o cargo com apenas 27 anos, no início de 2013. Toda sua trajetória foi contada, por Eduardo, aos pequenos para mostrar-lhes a importância de se desenvolver, desde muito jovem, o espírito de liderança.

Depois de contar um pouco de sua história como político, Eduardo respondeu às perguntas das crianças, que estão desenvolvendo na disciplina de história um projeto sobre as eleições.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções