Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Prefeito envia proposta de reajuste do funcionalismo à Câmara

Prefeito envia proposta de reajuste do funcionalismo à Câmara
12 junho
14:20 2014

O prefeito Eduardo Leite decidiu enviar à Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, 12 de junho de 2014, o projeto de reajuste dos vencimentos dos servidores municipais da Administração Direta, do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) e da Empresa do Municipal do Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel) para que o Legislativo possa apreciar e votar a matéria.

A proposta de reajuste inclui 5,82% referente à variação do INPS/IBGE, a inflação do período entre maio de 2013 e abril de 2014, mais 0,48% de ganho real, totalizando 6,3%. Os detentores de mandato eletivo, secretários municipais e cargos em comissão DAS 01 receberão apenas a reposição inflacionária.

A preocupação do Executivo ao enviar o Projeto de Lei ao Legislativo é garantir que não haja um rompimento financeiro por conta do impasse da greve dos servidores, como já aconteceu em anos anteriores. Em 2012, o reajuste à categoria foi 0% devido à não aceitação da proposta do governo pelo Sindicato.

“O nosso foco é não deixar haver mais perdas para a categoria, queremos trilhar um caminho de recuperação financeira dos servidores, como temos feito desde o início do governo”, explicou o prefeito Eduardo Leite. “Nós não podemos recuperar décadas de perdas em poucos anos, mas podemos inverter essa tendência, que é o que estamos fazendo com o máximo de nosso esforço”, concluiu.

No gráfico em anexo, é possível constatar que os reajustes dos dois últimos anos cotejados à inflação do período, mesmo em percentuais menores do que alguns anos anteriores, são mais significativos para a recomposição do poder aquisitivo do servidor – estão acima da inflação.

Em 2003, por exemplo, o reajuste foi maior que o atual, chegou a 10%, mas perdeu da inflação, que foi de 19,36 – ou seja: mesmo com reajuste maior, o poder aquisitivo do servidor diminuiu.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções