Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Prefeito prestigia celebrações do 7 de setembro

08 setembro
15:41 2014
Desfile das tropas militares  Foto Rafa Marin

Desfile das tropas militares
Foto Rafa Marin

O prefeito Eduardo Leite participou nesta manhã de domingo (07/09/14), na avenida Bento Gonçalves, em frente ao Altar da Pátria, do Desfile Cívico Militar em comemoração aos 192 anos da Independência do Brasil. Após a passagem das tropas militares e civis, aconteceu o desfile motorizado, com 20 viaturas operacionais do Exército Brasileiro e aproximadamente 50 veículos das entidades de forças auxiliares e civis, incluindo a Guarda Municipal, voltadas à proteção e à segurança da sociedade pelotense.

O prefeito fez a revista das tropas e logo em seguida se dirigiu ao palanque oficial. Eduardo assistiu ao desfile ao lado do reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mauro de Del Pino; general do Comando da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª BIM) André Luis Silveira; coronel do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada (9º BIM), Lauro Ferreira de Mello; chefe do Estado Maior do 5º Distrito Naval, Capitão de Mar e Guerra, Luís Filipe Rabello Freire; presidente da Liga da Defesa Nacional(LDN) – Núcleo Nacional de Pelotas – Claudionor de Vargas Nascimento; coronel Carlos Alberto Bruch Terres, do Comando Regional da Polícia Ostensiva Sul (CRPO); comandante do Colégio Tiradentes de Pelotas, Eduardo dos Santos Perachi; presidente da Câmara de Vereadores Ademar Ornel; titular da 18ª Delegacia de Polícia Regional de Pelotas, Carla Kuhn; e do comandante do 2º Subgrupamento de Combate a incêndio, Sandro da Cunha Euzébio.

Eduardo cumprimentou as instituições, entidades, civis e militares, e órgãos de segurança que abrilhantaram o Sete de Setembro e destacou a importância do ato cívico. “Celebrar o aniversário da nação brasileira significa que superamos desafios históricos. Há 192 anos o país sobrevive, persiste e enfrenta suas dificuldades e comemora avanços como nação.”, destacou.

Eduardo assistiu ao desfile ao lado do reitor da UFPel, Mauro de Del Pino; general do Comando da 8ª BIM André Luis Silveira; coronel do 9º BIM, Lauro Ferreira de Mello; chefe do Estado Maior do 5º Distrito Naval, Capitão de Mar e Guerra, Luís Filipe Rabello Freire; presidente da LDN - Núcleo Nacional de Pelotas - Claudionor de Vargas Nascimento; coronel Carlos Alberto Bruch Terres, do CRPO; comandante do Colégio Tiradentes de Pelotas, Eduardo dos Santos Perachi; presidente da Câmara de Vereadores Ademar Ornel; titular da 18ª Delegacia de Polícia Regional de Pelotas, Carla Kuhn; e do comandante do 2º Subgrupamento de Combate a incêndio, Sandro da Cunha Euzébio Foto: Rafa Marin

Eduardo assistiu ao desfile ao lado de representantes das principais entidades civis e militares de Pelotas
Foto: Rafa Marin

De acordo com Nascimento, a programação da Semana da Pátria transcorreu conforme planejada. Ele lamentou a não realização do desfile da Parada da Juventude. “Lamentamos o mau tempo desse sábado que impediu o desfile, mas os demais atos saíram como esperado, constatando nas pessoas sentimento patriótico”, ressaltou.

Próximo ao palanque oficial, o aposentado Mario Faustino Soares Gonçalves, acompanhado de sua esposa, Emarosa Gonçalves, e de Paola Gonçalves, prestigiava o patriotismo enquanto aguardava mais um desfile cívico da sua vida. “Não perco nenhum desde o tempo que servi, há 40 anos.” É um dia civil que não pode morrer. Acontece uma vez por  ano e temos que prestigiar os homens que comandam a paz no Brasil”, destacou.

Após o desfile, teve início o arriamento dos pavilhões e a extinção do Fogo Simbólico da Pátria. O prefeito e o presidente da LDN, Claudionor de Vargas Nascimento,  entregaram uma centelha da chama ao Movimento  Tradicionalista Gaúcho (MTG) da 26ª Região Tradicionalista, representado por Vivaldino Duarte.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções