Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

“Prefeito Recebe”: habitação foi tema exclusivo

09 abril
15:35 2014

Na tarde chuvosa desta terça-feira (08/04/2014), o prefeito Eduardo Leite reuniu-se com cerca de 20 pessoas no “Prefeito Recebe”. Os moradores das mais diversas áreas da cidade reivindicavam sobre habitação.

O Prefeito Recebe é uma iniciativa da prefeitura que visa promover o diálogo entre o gestor e a população  Foto: Rafa Marin

O Prefeito Recebe é uma iniciativa da prefeitura que visa promover o diálogo entre o gestor e a população
Foto: Rafa Marin

Segundo o prefeito, cerca de 13 mil pessoas ainda aguardam na lista de espera por uma moradia própria, porém, dessas, a prefeitura pretende que até o final de 2016, mais três mil sejam contempladas com moradias.

“Estamos nos esforçando muito para que saiam novas unidades, inclusive doando terrenos da prefeitura em alguns casos, para que a obra possa ser realizada dentro do valor estipulado pelo Governo Federal”, salienta Eduardo, que ontem (7/4/2014) participou de uma reunião em Porto Alegre, onde buscou parceria com o governo do Estado para fomentar as demandas do Município.

Segundo a secretária de Justiça Social e Segurança (SJSS), Clésis Crochemore, a atualização dos dados é um passo importante para que as pessoas possam vir a ser contempladas. A prefeitura está informatizando este cadastro para que não aconteça de dados serem perdidos, em especial de uma gestão para a outra.

Para a seleção dos contemplados foram estabelecidos três critérios pelo governo federal e três pelo municipal. Após o cadastro, uma visita com assistentes sociais da prefeitura é agendada para que possa ser investigada a família e confirmadas as informações contidas no cadastro.

O Trabalho Técnico Social realizado pela prefeitura já iniciou no Condomínio Haragano, último entregue aos moradores. Antes dele, mesmo os que foram entregues na gestão atual eram avaliados pela Caixa Econômica Federal. A partir do Haragano também está sendo realizado trabalho de fiscalização para ver se as casas entregues estão sendo habitadas pelos proprietários contemplados em sorteio.

Para poder concorrer a uma casa, a pessoa deve ter uma renda familiar de zero a R$ 1,6 mil mensais. A mensalidade das casas tem custo de 5% do total da renda familiar e é paga por dez anos. A má habitação das casas é investigada pela Polícia Federal e é enquadrada como crime federal.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções