Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Prefeitos da região celebram 55 anos da Azonasul

Prefeitos da região celebram 55 anos da Azonasul
19 setembro
08:38 2019

O vice-prefeito Idemar Barz foi uma das autoridades da região que esteve em Piratini,  ontem, para celebrar o aniversário de 55 anos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) – fundada em 20 de setembro de 1964, em território piratinense, pelo então prefeito de Pelotas, Edmar Fetter, congregando 13 cidades; atualmente, são 23. Idemar representou a prefeita Paula Mascarenhas, 1° vice-presidente da Azonasul.

O vice-prefeito, que homenageou a data executando o hino do Rio Grande do Sul, salientou a relevância da entidade, que promove debates relacionados a diferentes temas de interesse da população.

EVENTO festivo foi realizado em Piratini

EVENTO festivo foi realizado em Piratini

Realizada na Associação Atlética Banco do Brasil, a solenidade foi acompanhada por prefeitos da zona sul e demais lideranças regionais, como o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB), o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal, e o presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Tavares (PSD).

Na reunião ordinária do grupo, estiveram em pauta demandas pertinentes às cidades da região, como saúde e infraestrutura, e a articulação para reforçar as necessidades da zona sul ao governo do Estado.

Presidente da Associação, o prefeito de Capão do Leão, Mauro Nolasco, ressaltou a importância da entidade para o crescimento e fortalecimento dos municípios. “As diferenças politicas e questões ideológicas são deixadas de lado na busca por soluções e alternativas que visam o desenvolvimento da região”, apontou.

Anfitrião do evento, o prefeito de Piratini e presidente do Consórcio Público do Extremo Sul, Vitor Ivan Rodrigues, agradeceu a oportunidade da primeira Capital Farroupilha do Estado sediar a comemoração. “Para nós é uma honra. Piratini tem um povo que gosta de receber bem seus visitantes”, frisou.

CONVÊNIO COM A UFPEL

Os 55 anos da Azonasul também foram marcados pela assinatura de um convênio, entre a instituição e a UFPel, que prevê ações nas áreas de pesquisa e extensão nos municípios integrantes da Associação. De acordo com o reitor Pedro Curi Hallal, o objetivo da Universidade é estar ainda mais próxima da comunidade, bem como, seguir presente em debates importantes para a região, como a mobilização pela duplicação da BR-116.

“Esse convênio [que integra o programa de Desenvolvimento Social dos Municípios da Zona Sul] permite que ações de diversas naturezas sejam realizadas, como alunos bolsistas da UFPel atuando diretamente nas áreas indicadas pelos municípios”, destacou o reitor. A pró-reitora de Extensão e Cultura, Francisca Michelon, informou que mais de 600 projetos de extensão são executados pela universidade federal, envolvendo cerca de 6 mil alunos e mil professores.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções