Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Prefeitura de Piratini adota precauções para exames pré-câncer

Prefeitura de Piratini adota precauções para exames pré-câncer
17 julho
09:42 2018

Após a divulgação das suspeitas de médicos e enfermeiros sobre a credibilidade dos exames de pré-câncer realizados na rede pública municipal de Saúde de Pelotas, outra prefeitura da região também manifestou preocupação com relação aos resultados dos exames citopatológicos.

DIEGO Espíndola de Ávila, secretário municipal de Saúde

DIEGO Espíndola de Ávila, secretário municipal de Saúde

É o caso da prefeitura de Piratini. O secretário municipal de Saúde daquela cidade, Diego Espindola de Ávila, disse à reportagem do Diário da Manhã que o assunto já era debatido há algum tempo entre os profissionais de Saúde de Piratini, desde o governo anterior.

“Notamos também que havia ausência de resultados alterados, mas não temos um estudo científico, apenas percebemos que o assunto estava em discussão. Isso já vem de um bom tempo”, disse Ávila. Ele disse que servidores públicos chegaram a notificar o laboratório, por escrito.

O Secretário de Saúde de Piratini também informou ao DM que, por precaução, o serviço de envio de exames ao laboratório, o mesmo que realizava os exames em Pelotas, foi descontinuado. “Já estamos elaborando um contrato emergencial para que as mulheres de Piratini tenham toda a segurança e tranquilidade com relação ao resultado dos seus exames pré-câncer”, informou Diego Ávila.

GABRIEL Andina, da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde

GABRIEL Andina, da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde

3ª CRS EMITE OFÍCIO PARA SECRETARIAS

O Coordenador da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, Gabriel Andina, também falou ao DM. Ele disse que expediu ofício para todas as secretarias municipais de saúde da região, que optaram por realizar os exames através de Pelotas.

“Em 2009 fizemos uma reunião com todos os secretários da região, alguns decidiram realizar os exames citopatológicos através de Canguçu, outros porém, optaram por permanecer realizando os exames em Pelotas”.

Gabriel Andina diz que – além de Piratini – Arroio Grande, Chuí, Morro Redondo, Cerrito, Herval, Amaral Ferrador e Turuçu seguiram realizando os exames através da prefeitura de Pelotas.

“A 3ª CRS repassa o teto financeiro para o pagamento dos exames, mas cada prefeitura contratualiza com o laboratório de sua preferência. Não há contrato do Estado com o laboratório”, explica Andina.

O Coordenador da 3ª CRS disse ainda que emitiu na tarde de ontem um Ofício endereçado aos secretários de saúde dos municípios citados questionando se os mesmos seguem enviando os exames para Pelotas. O ofício pede ainda que os gestores informem se houve alguma diferença nas estatísticas de mulheres com câncer de colo do útero e notifiquem se há suspeita na veracidade dos exames.

A 3ª CRS orientou que nenhum dos municípios deve enviar exames citopatológicos para Pelotas até que se esclareça o caso. “Solicitei que Pelotas envie os exames realizados nos últimos cinco anos e sugeri que todas as mulheres que realizaram exames de Papanicolau neste período sejam reexaminadas”, conclui Gabriel Andina.

O caso será debatido na próxima reunião com todos os secretários de saúde dos municípios abrangidos pela 3ª CRS, que será realizada em Pinheiro Machado, na próxima sexta-feira (20). (HFJ)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções