Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Prefeitura e Sul Ecológica discutem instalação da Cooperativa

12 dezembro
17:17 2013
Paula com representantes da Cooperativa Sul Ecológica Foto:Vanderlei Porto

Paula com representantes da Cooperativa Sul Ecológica
Foto:Vanderlei Porto

Representantes da Cooperativa Sul Ecológica estiveram com a vice-prefeita Paula Mascarenhas, na manhã desta quinta-feira (12/12/2013) para conversar sobre a situação do espaço que abrigará sua central de distribuição.

A entidade doou, há cerca de oito anos, um terreno para a prefeitura para que assim pudessem acessar recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para a instalação da central. Como não foi possível cumprir os prazos para o recebimento da verba, agora buscam a melhor alternativa para a efetivação do projeto.

O presidente da Cooperativa, Paulo Medeiros, e o ex-presidente, Ivo Gilberto Scheunemann, acompanhados do vereador Luiz Eduardo Brod Nogueira (professor Adinho/PPS), discutiram algumas alternativas com Paula. A primeira hipótese foi a devolução do terreno, na rua João Jacob Bainy, para venda, já que o grupo entende que a área pode não atender mais suas necessidades, pois agora fica em meio a residências. Mas três outras propostas foram apresentadas para que a prefeitura possa ajudar na busca de recursos – a manutenção do terreno e o esforço para a construção do prédio com recursos federais; a permuta da área por uma maior na zona rural, e a busca de recursos federais para a construção do prédio; ou a permuta por um prédio desativado na zona rural, com a busca de um menor volume de recursos para a reforma e adaptação do local.

Medeiros e Scheunemann farão a consulta aos cooperados sobre as possibilidades discutidas e comunicarão formalmente à prefeitura. Caso optem pela permuta, conhecerão as áreas viáveis para decidir se alguma delas atende a necessidade do grupo.

A Cooperativa, que tem 12 anos, é composta por mais de 200 famílias produtoras agroecológicas da microrregião de Pelotas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções