Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Prefeitura garante a manutenção de próteses dentárias gratuitas

Prefeitura garante a manutenção de próteses dentárias gratuitas
28 janeiro
10:23 2015

O prefeito Eduardo Leite assinou, terça-feira, contrato com duas clínicas odontológicas para manter o serviço que garante, desde 2013, atendimento totalmente gratuito em próteses dentárias para usuários da rede básica de saúde.

Até hoje, cerca de 1,5 mil pessoas já foram beneficiadas pela ação, inédita no Município, e que completa a rede de atendimentos disponibilizada e constituída pela Estratégia de Saúde Bucal, nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) Jequitibá e Sorrir.

Os dois pontos credenciados para atendimento pelo SUS – a Odonto Milech e a Odonto Wiener – prosseguirão oferecendo juntos 126 próteses ao mês. Assim, o usuário, que não conseguiu ser tratado a tempo, terá disponível, desde que encaminhado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), próteses totais (dentadura completa), parciais removíveis (pontes) e intrarradiculares fixas (pivôs).

Eduardo agradeceu aos proprietários das clínicas por terem aceitado promover, junto à Prefeitura, a melhoria da qualidade bucal da população e destacou a prioridade da saúde, dizendo que este tipo de procedimento previne doenças adquiridas na boca. “Contribuir para a recuperação da autoestima ou mesmo reinserção da pessoa na sociedade, por exemplo, porque ela conseguiu uma prótese sem pagar nada por isso, é um ganho social imenso”, afirmou o prefeito.

A iniciativa, que conta com apoio dos governos estadual e federal, através do programa Brasil Sorridente, além do subsídio do Executivo pelotense, oportuniza, dentro da rede de atenção à saúde bucal, ações concretas de acesso a próteses dentárias.

Além da secretária de Saúde (SMS) Arita Bergmann, também estiveram presentes ao ato da assinatura a equipe de supervisão de Saúde Bucal da SMS, Leandro Thurow e Mariane Laroque, a cirurgiã dentista reguladora Bibiana Bauer Barcellos e a superintendente de Ações em Saúde, Eliédes Ribeiro.

Endereço das clínicas credenciadas:

  • Odonto Milech – Avenida Fernando Osório, 4.303.
  • Odonto Wiener – Rua 15 de Novembro, 707.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções