Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Prefeitura licita construção de mais seis pontes na Zona Rural

Prefeitura licita construção de mais seis pontes na Zona Rural
07 janeiro
16:44 2014
Seis pontes da zona rural serão reconstruídas

Seis pontes da zona rural serão reconstruídas

Ampliando os investimentos no meio rural, a prefeitura abre hoje (07/01/2014) nova tomada de preços para contratação de empresa que execute a construção de seis pontes de concreto no meio rural de Pelotas. Propostas são aceitas pela Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) até as 14h do dia 12 de fevereiro, quando a Comissão Especial de Licitações abrirá os envelopes. O endereço do órgão municipal é avenida Ferreira Viana, 1135. A concorrência pública, que seria definida em 19 de novembro do ano passado, foi deserta: nenhuma construtora participou do certame.

Ao avaliar a estratégia de qualificação das condições de mobilidade da população do interior de Pelotas, a prefeita em exercício Paula Mascarenhas enfatiza que “esta é uma demanda histórica que está sendo atendida pelo governo, já desde a gestão anterior”. Ao todo, são 55 pontes na Colônia e 12 na área urbana, chegando à marca de 67 unidades em toda a cidade. Os empreendimentos foram e estão sendo viabilizados com recursos captados com o Banco Mundial e aportados junto à Secretaria Nacional de Defesa Civil, a Sedec, do Ministério da Integração em duas fases: 2009 e 2010.

Chefe da UGP, Jair Seidel informa que, orçadas em R$ 1 milhão, vão ser erguidas a ponte da Estrada do Algodão no Triunfo (4º distrito) e, na Santa Silvana (6º distrito), as travessias Bento Gomes, Leonildo Maia, Arroio do Touro, Divisa de São Lourenço do Sul e Estrada do Moinho. “Esperamos uma divulgação grande desse segundo processo licitatório para uma disputa qualificada”, comenta Seidel. O gestor trabalha com a estimativa de iniciar as obras ainda no primeiro semestre, sobretudo pela importância das pontes para o escoamento da produção dos agricultores e à melhoria do turismo rural.

Financiamento do Banco Mundial e orçamento da Defesa Civil – incluindo uma captação emergencial em razão da forte enxurrada de janeiro de 2009 – são as duas fontes de verbas do total de novos acessos. “O volume de dinheiro destinado à Colônia é muito significativo e acreditamos que a população rural mereça esta atenção pela contribuição que dá ao desenvolvimento de Pelotas”, analisa a prefeita em exercício, referindo-se a mais uma necessidade suprida da comunidade do campo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções