Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

PREFEITURA : Nova ferramenta de comunicação

23 abril
10:24 2015

Pelotas é a primeira cidade do Rio Grande do Sul a usar o aplicativo Colab.re, uma ferramenta digital que permite a população fiscalizar, acompanhar e avaliar os serviços públicos, assim como propor soluções para melhorar a cidade

Tirar uma foto, fazer um comentário e postar na rede social transformou-se em rotina no mundo inteiro nos últimos anos. E isso, claro, não é diferente em Pelotas. Hoje, os pelotenses poderão utilizar esse hábito digital para ajudar sua cidade. Em uma parceria inédita no Rio Grande do Sul, a prefeitura de Pelotas traz para o município a rede social Colab.re, uma ferramenta digital que permite à população fiscalizar, acompanhar e avaliar os serviços públicos, assim como propor soluções para melhorar a cidade. “Em função das redes sociais, o cidadão se envolve cada vez mais com as relações de governo. Ainda muito mais pela crítica somente. Temos de trabalhar para fazer o cidadão se sentir mais participante, se tornar um fiscal. O dono da cidade não é a prefeitura, mas o cidadão que pode ajudar a torná-la um lugar melhor”, afirma o prefeito Eduardo Leite.

A prefeitura adotará o aplicativo por meio do convênio com a Comunitas, uma organização da sociedade civil de caráter apartidário, que tem como objetivo estimular o engajamento da sociedade e dos setores público e privado no desenvolvimento do país.

APLICATIVO será lançado hoje

APLICATIVO será lançado hoje

O lançamento do aplicativo ocorrerá no Espaço de Convivência do Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), às 9h30min, com a presença do prefeito e convidados. No local, os estudantes, professores e funcionários da instituição de ensino serão os primeiros a experimentar a novidade.

COMO FUNCIONA 

Essa prestação de serviço permitirá ao cidadão fiscalizar e colaborar para a solução de problemas relacionados à iluminação pública, saneamento básico, calçadas e trânsito, entre outros itens, além de propor soluções e avaliar instituições e serviços da cidade. Uma equipe da prefeitura estará conectada ao painel de monitoramento do Colab.re para acompanhar em tempo real as demandas da população e respondê-las de forma personalizada e ágil.

No monitor Colab.re, a prefeitura terá acesso a uma lista de reclamações e sugestões dos usuários, acompanhadas de foto, endereço físico e link na rede social para cada problema relatado. Cada demanda gerará um número de protocolo e as solicitações serão encaminhadas ao órgão municipal responsável, que informará os cidadãos a respeito da solução para cada caso. A equipe de atendimento trabalhará diretamente com os responsáveis por cada serviço público, tornando mais rápido todo o processo.

O Colab.re também pode ser acessado pelo aplicativo móvel nas versões iOS ou Android. Além do novo canal de comunicação, o cidadão continua contando com o atendimento presencial, por e-mail e pelo telefone, por meio do Fala Pelotas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções