Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

PREFEITURA : População vai escolher nome do Salão Nobre

10 abril
09:14 2019

A comunidade de Pelotas terá três meses para votar e escolher o nome do Salão Nobre da Prefeitura. O anúncio da eleição foi feito pela prefeita Paula Mascarenhas, durante o lançamento do livro ‘Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense’, de Aldyr Schlee, ontem. Paula explicou que a nova denominação busca homenagear o escritor, jornalista e professor jaguarense, falecido em novembro de 2018.

ANÚNCIO da eleição foi feito pela prefeita Paula Mascarenhas durante o lançamento do livro ‘Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense’, de Aldyr Schlee

ANÚNCIO da eleição foi feito pela prefeita Paula Mascarenhas durante o lançamento do livro ‘Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense’, de Aldyr Schlee

Paula justificou que a sugestão de nomear o principal salão do Paço Municipal partiu do próprio Schlee, que era um crítico da atual designação por não mais representar a realidade do município – opinião compartilhada por ela. “É algo que nos remete às origens da elite pelotense; aspecto que integra a nossa história, mas que já foi superado. Queremos e trabalhamos para que Pelotas seja uma cidade de todos”, acrescentou.

Por acreditar que a mudança não deveria ser decidida somente por ela, a prefeita optou por lançar um chamamento público, dividindo com a comunidade a incumbência de dar uma identidade ao local – responsável por sediar audiências públicas, anúncios e reuniões que decidem o futuro do município.

“Esta é forma que encontramos de homenagear a pessoa fantástica que o Schlee foi; o amigo, artista e escritor que nasceu em Jaguarão, mas que fez inúmeras histórias na nossa Pelotas”, afirmou Paula.

A população terá até o dia 1º de julho – início da semana de aniversário da cidade – para votar, quantas vezes quiser, em uma das três opções da enquete. O vencedor será anunciado neste período.

Salão NobreCONFIRA ABAIXO AS TRÊS SUGESTÕES

– João Simões Lopes Neto: foi um escritor pelotense considerado o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul. Entre suas obras, estão ‘Contos Gauchescos’, onde dá vida a Blau Nunes, ‘Lendas do Sul’, e ‘Casos de Romualdo’.

– Blau Nunes: principal personagem e narrador de Contos Gauchescos, obra de João Simões Lopes Neto, que reúne 19 histórias. O vaqueano, que tem apenas um cavalo e tem habilidades campeiras e guerreiras, conta alguns causos que vivenciou, outros que viu, e alguns que ouviu falar. A temática dos contos é a vida no pampa gaúcho.

– Salão Nobre: opção destinada a quem deseja manter este nome.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções