Diário da Manhã

sábado, 24 de agosto de 2019

Notícias

Prefeitura recolhe mais sete cavalos

Prefeitura recolhe mais sete cavalos
23 maio
08:49 2019

Desde segunda-feira, o setor de Apreensão de Animais da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), recolheu sete cavalos soltos em via pública. As ações foram realizadas nos bairros Umuharama, Simões LopesTrês Vendas, Areal Laranjal. Quando a Ssui é acionada – a maioria das operações é motivada por denúncias –, o animal é recolhido, mesmo quando não há sinais de crueldade.

Quando isso ocorre, o proprietário tem até 30 dias para reaver o equino, mediante pagamento de multa no valor de R$ 108,84, mas, se ficar comprovado que o animal foi maltratado, o dono perde o direito de recuperar o bicho, podendo ser penalizado por crime de maus-tratos. Após esse período, a Prefeitura encaminha os cavalos para doação.

A equipe de Apreensão de Animais esclarece que recolhe apenas os cavalos soltos em via pública. Os que estão amarrados – se não colocarem em risco a circulação – são deixados onde estão. Há ainda os casos específicos de violência e falta de cuidados, que chegam através de denúncia encaminhada pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA).

DENÚNCIAS

Desde o início do ano, 113 animais foram recolhidos pela Secretaria e enviados à Hospedaria de Grandes Animais. Destes, cerca de 40 permanecem no local. O recolhimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e os animais são encaminhados à Hospedaria.

Denúncias de cavalos soltos na rua, ou que sejam vítimas de maus-tratos, podem ser feitas à Ssui, pelo telefone (53) 3271-9244; à Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), pelo (53) 3227-1642, ou então na 3ª Companhia Ambiental da Brigada Militar (antiga Patram), pelo telefone (53) 3309-5380.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções