Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Prefeitura trabalha na recuperação de vias em todos os bairros

08 julho
14:57 2014

Assim que as chuvas cessaram, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) entrou em ação para começar a melhorar a trafegabilidade das ruas do Município. O secretário Luiz Carlos Villar recorda que as últimas duas semanas foram diferenciadas – as chuvas quase ininterruptas ao longo de 14 dias, muito maiores do que as usuais nessa época do ano resultaram em um acúmulo de 152 milímetros, desde o dia 21 de junho, segundo a Embrapa, com uma pausa de dois dias, na semana passada –, tornando a situação crítica em quase todos os bairros da cidade, sobretudo em vias não pavimentadas. Por isso a prefeitura fará ações emergenciais em todos os bairros.

“Decidimos parar momentaneamente com a colocação de saibro para patrolar as vias. Hoje patrolamos ruas mais altas, que secam mais rápido e possibilitam o trabalho. Mas a intenção é fazer ações simultâneas em vários bairros, ao longo da semana, começando pelos caminhos dos ônibus e logo em outras ruas, adjacentes, onde o trânsito está bem difícil”, explica Villar. Ele conta que nesta terça-feira (8/07/2014) haverá trabalhos com patrolas na Balsa, Fragata, Três Vendas e Areal.

Simultaneamente, outros 250 funcionários dão continuidade à limpeza urbana junto às valetas e meios-fios, a fim de melhorar o escoamento das águas das chuvas (veja matéria no site da prefeitura http://www.pelotas.rs.gov.br/noticias/detalhe.php?controle=MjAxNC0wNy0wNw==&codnoticia=36994) e seguem as ações de tapa-buracos em vias asfaltadas. “Na última sexta-feira (04/07/2014) chegaram 200 sacos de asfalto frio, comprados pela prefeitura por determinação direta do prefeito Eduardo Leite. Esse tipo de material viabiliza o trabalho mesmo com uma umidade maior. Cerca de 80 pessoas estão trabalhando nisso”, relata o secretário.

Embora nesta terça-feira (08/07/2014) o expediente da prefeitura seja pela manhã, das 8h às 14h, em função do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo Fifa 2014, as equipes da Sosu irão trabalhar até as 16h. Além disso, adianta Villar, se a previsão do tempo se confirmar – alguns sites apontam que não deve chover ao menos até o dia 16 de julho, quarta-feira da semana que vem – haverá equipes de plantão durante o final de semana. Ele também considera a possibilidade de colocar duas patrolas a trabalhar no turno da noite.

Ações de drenagem nos balneários – Técnicos da Sosu devem se reunir com equipe do Sanep nos próximos dias para estudar ações de drenagem nos balneários do Laranjal, que foram bastante castigados com o alto volume pluviométrico. “A chuva foi excessiva em toda a cidade, mas em alguns lugares a água está demorando muito para baixar. Vamos buscar medidas para melhorar o escoamento nestes pontos”, explica o secretário.

Iluminação pública – Com a melhora do clima, a equipe do Departamento de Iluminação Pública (Dip) pode retomar o trabalho de manutenção das lâmpadas queimadas. “Vamos repor mais pontos por dia, para tentar recuperar os dias em que o trabalho teve que ser interrompido”, afirma Villar.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções