Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Prêmio Professores do Brasil é avaliado por equipe de Pelotas

Prêmio Professores do Brasil é avaliado por equipe de Pelotas
07 novembro
16:21 2013

O reconhecimento ao trabalho dos professores das redes públicas, a partir da educação infantil até o ensino médio, incluindo também as instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais conveniadas aos sistemas públicos de ensino, é o objetivo maior do Prêmio Professores do Brasil que, este ano, está em sua 7ª Edição, realizado pelo Ministério da Educação e avaliado, nacionalmente, por uma equipe de 40 professores do Programa Núcleo de Estudos de Ciência e Matemática, Pronecim,  parceria entre o CAVG/IFSul e Universidade Federal de Pelotas.
Integrante da coordenação nacional de avaliação, a professora e diretora da Câmara Municipal, Mariluce Kurz Vieira, participou, ao lado dos colegas Vitor Hugo Manzke, coordenador do Pronecim, Vera Bobrowski, Rita Seixas e Maria Cláudia Bachieri, de programa na TV Escola do Rio de Janeiro, para contar sobre a experiência do Prêmio.
“Enquanto avaliadores, nos envolvemos com o processo educacional de todo o Brasiul e podemos perceber as particularidades de cada região”, afirma Mariluce.

O que mais surpreende a professora, a cada ano como avaliadora, são os projetos apresentados. “Minha função é avaliar a educação infantil. Aquilo que surpreende a criança e que o adulto não vê mais graça”, explica a professora. “Por exemplo, a chuva, uma formiga transportando uma folhinha, são coisas importantes para ela, e que viram grandes projetos sob a supervisão de professores sensíveis e dedicados”.

Para o professor Vitor Manzke, este é o sentido do Prêmio Professores do Brasil: resgatar e valorizar o papel do professor na formação de seus alunos como cidadãos, dando visibilidade a experiências pedagógicas que possam servir de exemplo para outras comunidades escolares e o próprio sistema de ensino.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções