Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Preparativos finais para o 9º Festival Sesc de Música

Preparativos finais para o 9º Festival Sesc de Música
09 janeiro
09:31 2019

Evento internacional em Pelotas terá mais de 60 espetáculos gratuitos

Na próxima segunda-feira acontece a abertura do já tradicional Festival Sesc de Música. Em sua nona edição, o evento já está consagrado como um dos mais importantes festivais de música de concerto da América Latina.

Na tarde de ontem, estiveram em visita de cortesia ao DIÁRIO DA MANHÃ, o gerente da Unidade do Sesc Pelotas, Luis Fernando Parada; o diretor artístico do Festival, maestro Evandro Matté e o Gerente de Cultura do Sesc/RS, Sílvio Alves Bento.

Este ano serão mais de 60 espetáculos gratuitos e o festival pretende unir a música clássica à tradição doceira de Pelotas. “O slogan escolhido, ‘o lado doce da música’ é uma alusão ao reconhecimento do doce pelo IPHAN como patrimônio imaterial do Brasil”, observa Silvio Bento. Com isso, a organização espera alcançar maior visibilidade para o evento.

Professora Francine Lemos estará ministrando aulas em Alvorada e Florianópolis

Professora Francine Lemos estará ministrando aulas em Alvorada e Florianópolis

Outro diferencial desta edição será o Encontro das Orquestras Jovens do Sesc. Os três conjuntos, de Minas Gerais, Sergipe e Piauí, voltam a se encontrar em Pelotas para uma apresentação. Além disso, a inserção do festival na comunidade, com apresentações descentralizadas também é salientada por Bento.

Luis Fernando Parada disse que já houve contato com o Secretário Especial de Cultura, Henrique Pires, para que ele visite o Festival. “Henrique já sinalizou que virá à Pelotas durante o 9º Festival”, disse Parada.

Evandro Matté destacou que um dos objetivos do Festival é a formação de alunos e a troca de experiência entre os professores. “Em função do Festival, temos notícias de alunos daqui que foram convidados para concertos na Europa”, observa Matté. “A conexão entre os professores também é relevante e tem gerado encontros que só aconteceram em virtude do nosso Festival”, conclui.

O 9º Festival Sesc de Música de Pelotas acontece entre os dias 14 e 25 de janeiro. As apresentações são gratuitas e a programação completa pode ser conferida no site do Diário da Manhã (www.diariodamanhapelotas.com.br) e também na página do evento (www.sesc-rs.com.br/festival/).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções