Diário da Manhã

quinta, 21 de junho de 2018

Notícias

PRESERVAÇÃO : Projeto Tampart adere ao Pacto Pelotas Pela Paz

13 junho
08:20 2018

Para marcar a assinatura do Termo de Adesão do Tampart ao Pacto Pelotas Pela Paz e o lançamento do programa de oficinas com a participação de seis escolas do Município, a prefeita Paula Mascarenhas, o vice Idemar Barz, o idealizador do Projeto, artista plástico Ubiratan Fernandes, secretários, representantes, diretores de escolas e público reuniram-se ontem, junto ao painel artístico confeccionado com mais de 700 tampinhas plásticas, no Mercado Central.

PROPOSTA envolve arte e conscientização sobre os cuidados com a natureza

PROPOSTA envolve arte e conscientização sobre os cuidados com a natureza

Atendendo proposta da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, presidida por Fabrício Tavares (PSD), com a colaboração das secretarias de Educação e Desporto (Smed), Qualidade Ambiental (SQA), Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Cultura (Secult) e Sanep, o Projeto Tampart oficializa sua atuação em Pelotas.

“O Projeto tem tudo a ver com o que estamos fazendo aqui. O Pacto Pelotas Pela Paz envolve toda a cidade, assim como a campanha Seja Doce com Pelotas. No Pacto, a proposta é de preservação, de segurança; na Seja Doce, cuidados e envolvimento com a construção do futuro. O Tampart traz a ideia de conscientização, de compromisso, de participação das novas gerações na questão ambiental”, disse a prefeita Paula Mascarenhas.

ALCANCE DO PROJETO

O Projeto Tampart resume-se na confecção de arte sustentável, com utilização de tampinhas de garrafas pet e de outras embalagens, com intuito de retirá-las de circulação na natureza. A proposta é o desenvolvimento de oficinas lúdicas com o objetivo de aliar arte, sustentabilidade e conscientização acerca do descarte correto do lixo que polui o ambiente natural, como exemplo os oceanos, causando danos e morte de peixes, aves e outras espécies vivas.

Durante três meses – de julho a setembro –, alunos do 5º e do 6º anos das escolas Carlos Laquintinie, Brum de Azeredo, Ferreira Viana, Jeremias Fróes, Alcides de Mendonça Lima e Nossa Senhora do Carmo participarão de oficinas, em turno inverso ao escolar, no espaço onde está o painel no Mercado, para produção de trabalhos individuais com tampinhas imantadas e pranchetas aderentes ao ímã. As montagens serão livres, voltadas a temas da natureza.

Nesta terça (12) e quarta-feira (13), as escolas serão visitadas pelo idealizador do Projeto e sua equipe, para palestrar sobre os objetivos do Tampart e repassar um recipiente coletor de tampinhas para cada instituição de ensino. Nele, os alunos vão depositar e juntar o material a ser utilizado nas oficinas. “O projeto é de todos; é da raça humana! Os maus-hábitos são falta de respeito com outras espécies vivas!”, exclamou Ubiratan Fernandes.

Para o secretário de Educação e Desporto, Artur Corrêa, o Tampart é uma oportunidade para que os alunos entendam que preservação é fundamental para o equilíbrio do planeta. Para o vereador Fabrício Tavares, é uma maneira lúdica, efetiva e eficaz de desenvolver bons hábitos nas crianças e fazer com que os transmitam para a família. “O Poder Público tem a responsabilidade de fazer parte da construção de um mundo mais harmônico, de preservar vidas e o ambiente. A adesão do Tampart ao Pacto serve de exemplo para estimular maior envolvimento de administrações municipais com a segurança e com os cuidados ambientais”, afirmou a prefeita. Depois do período das oficinas com alunos das seis escolas, a ideia é a confecção de um grande painel com tampinhas, para ocupar espaço em via pública, servindo para apreciação, exemplo e estímulo à comunidade. O evento também contou com a participação dos secretários de Cultura e Governo, respectivamente Giorgio Ronna e Clotilde Victória; da assessora de Comunicação, Inês Portugal; e dos representantes do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) do Sanep, Giovani de Souza Silva, e da Secretaria de Qualidade Ambiental, Valter Poetsch; e das chefes de Gabinete da Prefeita e do Vice-Prefeito, Kelli Schaefer e Simone Corbelini.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções