Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

PRESÍDIO REGIONAL : Parceria para novos projetos de hip-hop e oficinas de arte

25 novembro
08:39 2019

O Juiz da Vara de Execuções Criminais, Dr. Marcelo Malizia Cabral, recebeu propostas de parceria para a criação de novos projetos dentro do Presídio Regional de Pelotas (PRP) em mais um Diretor do Foro Recebe. Entre os ouvidos estiveram o músico Leandro Fagundes, conhecido como MC Guido, também o secretário de Cultura Giorgio Ronna e a Professora Daniele Borges Bezerra, do curso de Antropologia da UFPel.

AS ações foram apresentadas em mais uma edição do Diretor do Foro Recebe

AS ações foram apresentadas em mais uma edição do Diretor do Foro Recebe

PROJETO DE HIP-HOP:

Junto com voluntários, o MC Guido apresentou uma proposta de criação de um projeto para levar reflexão aos encarcerados. A partir da música criada por Guido, “Prisão” sobre a sua vivência no PRP, conta a história de um homem que superou desafios e se tornou músico. Carregada de sentimentos e relatos, a música virou objeto de projeto para uma intervenção na prisão.

A ideia dos voluntários Valdir Robe da Rede Outro Porto, da assistente social Júlia Nogueira, Carolina Castro e Lázaro Carvalho da “A corte filmes” e do Mc é de criar um videoclipe para a música, além de um mini documentário, gravados dentro da prisão “nós poderíamos gravar um videoclipe na rua, mas essa é uma questão muito mais profunda” explicou o grupo.

A ideia foi aceita pelo Magistrado da VEC e acrescida para a realização de rodas de conversa e de reflexão para os apenados “meu trabalho é pela dignidade do ser humano. O meu foco é auxiliar as pessoas a ter dignidade, a se reconstruírem” pontuou o Juiz.

De acordo com MC Guido, a importância desse projeto é de dar esperança para essas pessoas que se vêem sem. “É uma questão de identificação e esperança de vida. É um exemplo, de poder pensar ‘eu posso sair daqui e ser outra coisa’. “Esse não é um trabalho de pouco tempo, fazemos ações nas escolas e no Case, queremos acompanhar, fazer o questionamento do por quê aquela pessoa entrou e por que voltou” explicou Guido.

 

 

 

“Há uma certa dificuldade em realizar projetos na prisão. É preciso sensibilizar todas as partes para poder viabilizar” concluiu Dr. Marcelo, que encaminhou os músico e voluntários para participarem do edital 01/2019 da Vara de Execuções Criminais, para darem continuidade nas ações importantes para a vida e reconstrução dessas pessoas.

ATIVIDADES ARTÍSTICAS:

Após a conversa com o grupo, o Diretor do Foro também ouviu uma iniciativa da Universidade Federal de Pelotas, que pretende realizar oficinas de desenho e fotografia por meio de um projeto de extensão da UFPel. A professora responsável pelo projeto Daniele Borges Bezerra, é substituta do curso de Antropologia da Instituição e destacou a importância de oportunizar as ações de ressocialização com os apenados.

A demanda foi recebida com alegria pelo Dr. Marcelo, que destacou a abertura do Poder Judiciário e da VEC Regional para projetos assim, “as atividades voltadas aos direitos humanos e melhoria da cidadania propiciam uma ressocialização e até remissão de pena aos detentos, e essa também a missão do Poder Público e das casas penais” – afirmou o Magistrado.

 

Ambos projetos foram encaminhados ao gabinete da VEC para prosseguir com documentação necessária para dar continuidade às ações.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções