Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

PRESÍDIOS : Susepe apresenta redução do déficit de vagas prisionais

PRESÍDIOS : Susepe apresenta redução do  déficit de vagas prisionais
25 dezembro
15:26 2013
GELSON anuncia ampliação de vagas Foto: Divulgação/DM

GELSON anuncia ampliação de vagas
Foto: Divulgação/DM

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) participou da Oficina do Gasto Público, organizada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). No encontro, o superintendente Gelson Treiesleben apresentou a redução do déficit de vagas prisionais na sessão destinada aos casos de sucesso no serviço público – além da Susepe, o bloco também teve demonstrações da Procergs e da Secretaria da Saúde.

“Estamos ampliando as vagas no sistema prisional do Estado para reduzir a superlotação e atender as condições mínimas de segurança, saúde e educação, proporcionando a inclusão social com cidadania”, ressaltou Treiesleben. O superintendente acrescentou ainda que a instituição está criando 4.530 vagas para desafogar o Presídio Central, com previsão de conclusão até o final de 2014.

O diretor do Departamento de Engenharia da Susepe, Carlos Hebeche, explicou que estão em andamento vários outros projetos para geração de vagas em diversas regiões do Estado. Salientou que o projeto criado pela Susepe para o Centro de Reinserção Social, com 351 vagas, possui uma arquitetura diferenciada para possibilitar um tratamento penal adequado aos detentos.

TORNOZELEIRAS – Durante o evento, foi apresentado um vídeo institucional sobre as tornozeleiras eletrônicas. Até o momento, estão sendo monitorados 870 detentos nas regiões Metropolitana e Vale do Sinos. A Susepe, porém, prevê o uso de 5 mil equipamentos e, já para o início de janeiro, começar a colocação das tornozeleiras nos apenados das regiões da serra e central do Estado.

O evento foi aberto pelo secretário adjunto da Fazenda, André Paiva, e contou também com a presença do secretário-geral de Governo, Vinicius Wu. Participaram da oficina, pela Susepe, diretores de departamentos e delegados penitenciários de todas as regiões do RS.

 

police-lights3-680x365PLANTÃO DE POLÍCIA

Adolescente é alvejado com tiro no pé no Simões Lopes

Um adolescente de 15 anos foi baleado no pé esquerdo. O fato ocorreu no Loteamento Ceval, na Avenida Brasil, às 19h, no momento em que o menor estaria manuseando uma arma calibre 22, quando a mesma disparou. Outro jovem que estava com ele, não foi localizado. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Tiroteio

Na Avenida Rio Grande do Sul, no Laranjal, por volta das 2h, um homem tentou assaltar uma mulher que chegava em sua residência de carro. O acusado bateu no vidro, e ao ver que este estava armado a vítima tentou dar partida no veículo. O assaltante fugiu depois de efetuar vários disparos contra o veículo, atingindo a lataria e um dos retrovisores.

Agredido 

Por volta das 5h, um jovem de 20 anos foi assaltado por dois homens, quando caminhava pela Rua Alberto Rosa. Os acusados lhe agrediram violentamente a socos e pontapés. Mesmo com a vítima caída do chão os bandidos seguiram lhe espancando. Roubaram o boné, dinheiro, celular e documentos.

Agredida

Uma mulher de 28 anos levou uma pancada na cabeça ao ter sido assaltada por dois homens que estavam em uma moto. O fato ocorreu no Bairro Areal, às 20h, quando a vítima se dirigia para sua residência. O assalto será investigado pela Delegacia Especializada em Roubos.

Aposentada

Uma aposentada de 60 anos foi assaltada, quando caminhava na Rua Quatro da Vila Bom Jesus. Ela foi surpreendida por dois homens que estavam em uma motocicleta. Os bandidos avançaram sobre a bolsa da vitima. Tentando evitar o roubo, a mulher ficou agarrada à mesma, sendo então arrastada por eles. Devido à violência  com que agiram os acusados, a vítima ficou lecionada nas pernas. Foi levada a bolsa com R$30,00, e documentos.

Veículo

Às 16h32min, na Rua Silva Paes, na Cohab Lindóia, no Bairro Três Vendas, policiais militares do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), em patrulhamento na localidade, se depararam com o veiculo VW/Gol 1000 de cor verde, com dois homens no seu interior. Ao verificaram no Sistema de Consultas Integradas foi constatado que o referido veículo estava em situação de roubo/furto. Sendo o veículo recolhido e os suspeitos encaminhados à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento) onde foram autuados em flagrante.

Foragido

Na Rua Ernane da Rosa, no Bairro Jardim América, em Capão do Leão, policiais militares do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar) em uma ocorrência de lesão corporal abordaram um homem de 28 anos. Quando verificado no Sistema se encontrava foragido. Foi dada voz de prisão e encaminhado à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento) onde foi efetuado o registro.

Minimercado

Por volta das 17h um minimercado foi assaltado no Balneário dos Prazeres. A proprietária contou aos policiais, que dois homens  armados com revólveres, entraram no estabelecimento aos gritos que se tratava de um assalto. Mediante ameaça a mulher entregou dinheiro e maços de cigarro. De acordo com a vítima, ela perdeu as contas, de quantas vezes já foi assaltada este ano.

Comentários ()

Seções