Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

PRF utilizará novos bafômetros no Rio Grande do Sul

PRF utilizará novos bafômetros no Rio Grande do Sul
14 junho
08:20 2019

Com o início da Operação Copa América 2019 nesta sexta-feira, 14, na qual haverá considerável reforço de efetivo na região de fronteira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) começará a usar um novo bafômetro, que possui as funções ativa e passiva.

O novo equipamento, na função passiva, já serve como uma triagem para o policial, indicando se o condutor abordado fez ou não uso de bebida alcoólica, antes mesmo de o motorista assoprar o etilômetro. Por sua vez, na função ativa, o aparelho se assemelha ao já utilizado normalmente, aferindo, através do sopro, a quantidade de álcool existente no organismo do motorista.

No modo passivo, o aparelho dispensa o uso dos bocais descartáveis e demanda menos tempo para conclusão da abordagem, o que diminui os gastos públicos e permite que mais motoristas possam ser fiscalizados, assegurando uma maior segurança viária e preservando mais vidas.

Cabe ressaltar que o condutor flagrado em estado de embriaguez é autuado em R$ 2.934,70 (dois mil novecentos e trinta e quatro reais e setenta centavos), além de perder 7 pontos e ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções