Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Professora do IFSul grava curso em vídeo que será distribuído para todo o país

24 julho
14:24 2014

Um convite de uma produtora de São Paulo vai colocar o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) em destaque no cenário educacional do país. Durante cinco dias, a professora do câmpus Pelotas, Catiucia Klug Schneider, gravará um curso sobre produção de vídeos educacionais para web, específico para veiculação em uma plataforma MOOC (Massive Open Online Courses) e com distribuição confirmada para toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A indicação foi motivada pela qualidade e aplicabilidade da dissertação de mestrado da docente, que criou parâmetros de apoio para a gravação de vídeos caseiros a partir de conhecimentos técnicos e dados de pesquisa.

Catiucia no NPTE supervisionando os trabalhos Foto: Elise Souza

Catiucia no NPTE supervisionando os trabalhos
Foto: Elise Souza

Ansiosa com a oportunidade, Catiucia prepara as malas rumo a São Paulo, onde participará, entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, das gravações nos estúdios da La Fabbrica, produtora especializada em projetos educacionais e culturais e responsável pelo desenvolvimento da TIM Tec, plataforma do tipo MOOC idealizada pelo Instituto TIM e que tem como parceiro o IFSul.

“O curso da plataforma TIM Tec vai se chamar ‘Produção de vídeos educacionais para web’ e será um pouco mais amplo. Nele, vamos abordar todas as etapas que compõe a elaboração de um vídeo, desde a concepção do assunto até a divulgação desse material para os estudantes. Nosso maior objetivo é motivar e instigar professores a produzirem seus próprios materiais e, assim, agregarem qualidade ao processo de ensino e aprendizagem”, detalha Catiucia, que é professora da área do design no câmpus Pelotas e gestora da equipe de áudio e vídeo do Núcleo de Produção e Tecnologia Educacional (NPTE) do IFSul.

O projeto que terá repercussão nacional está sendo encarado por ela como um grande desafio, já que a maior experiência de Catiucia é atrás das câmeras, apoiando professores nas gravações de videoaulas para a educação a distância (EaD).

“Já gravei alguns vídeos e áudios para materiais do IFSul. Quando necessário, atuo também como diretora de cena. Desta vez, estarei em frente às câmeras, gravando um curso completo em vídeo, com equipamentos que não temos no núcleo e uma equipe de profissionais me ajudando e observando o tempo todo. Por isso, acredito que esta será uma experiência muito diferente do que estou acostumada”, avalia.

Ação coordenada – A Plataforma TIM Tec já foi apresentada nas Câmaras de Ensino e EaD e no Colégio de Dirigentes do IFSul. A distribuição para toda a Rede Federal faz parte de uma ação sistêmica integradora da Pró-reitoria de Ensino (Proen), com o objetivo de estreitar laços entre os câmpus da instituição de ensino e com outros institutos federais do país.

“É um orgulho contar com professores de reconhecida competência que atuam em seus câmpus”, ressalta Luis Otoni Meireles Ribeiro, chefe do Departamento de Educação a Distância da Proen e orientador de Catiucia no mestrado profissional em educação e tecnologia do câmpus Pelotas, onde foi gerada a pesquisa que já está fazendo sucesso no cenário educacional.

Preparada para a nova etapa, Catiucia diz que o trabalho será muito produtivo no processo de capacitação de professores que pretendem gravar vídeos educacionais com qualidade. Ela lembra que, no NPTE, sua equipe já vem trabalhando há algum tempo com vídeos, inclusive com material elaborado para capacitação de docentes no Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC), cujo objetivo é proporcionar a formadores, professores conteudistas, tutores e coordenadores de polos de educação a distância, que já atuam ou que irão trabalhar na nesta modalidade, um espaço para reflexão e fundamentação teórica, bem como a apropriação de recursos e ferramentas utilizadas nos cursos online.

“Esse foi um projeto menor, com um conteúdo mais básico. Agora, esse curso completo que gravarei em São Paulo vai representar todo o nosso trabalho, a nossa vontade de contribuir com aqueles que têm interesse em melhorar suas aulas, ou então montar um MOOC e ainda disponibilizar vídeos como apoio às suas aulas presenciais. Enfim, é a nossa contribuição para a EaD”, comenta.

Para a professora, a EaD tem um futuro promissor, e cada vez mais surgirão projetos de ensino desenvolvidos especialmente para este segmento.

“É uma necessidade frente ao contexto que estamos vivendo. E hoje, com tantas possibilidades tecnológicas, um curso em EaD pode ser muito interessante e atrativo, além de possibilitar que o conhecimento chegue a várias pessoas”, observa.

Ciente dos desafios, Catiucia defende que o principal deles é a capacitação de professores para a EaD. A docente alerta para o fato de que não adianta apenas compartilhar materiais utilizados nas aulas presenciais. Segundo ela, é necessário pensar estratégias pedagógicas específicas para essa modalidade de ensino.

“Existe um universo de possibilidades, mas muitos professores ainda não estão preparados para isso”, afirma.

A Plataforma TIM Tec – A Plataforma TIM Tec é uma iniciativa do Instituto TIM, que está alinhada aos ideais e objetivos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A iniciativa, considerada pelo governo federal como a mais ambiciosa reforma já realizada na educação profissional e tecnológica brasileira, tem cinco objetivos estratégicos, entre os quais, expandir, interiorizar e democratizar a oferta presencial e a distância de cursos técnicos e de formação inicial e continuada.

Os cursos oferecidos em TIM Tec correspondem ao eixo tecnológico “Informação e Comunicação”, terminologia adotada pelo Pronatec. São cursos que ensinam linguagens de programação, banco de dados, websites, desenho de jogos, entre outros, e estão disponíveis na plataforma, gratuitamente. Há também cursos dirigidos a professores do ensino fundamental – na área de ciências e, futuramente, matemática – e ao fortalecimento de competências consideradas básicas para a formação de qualquer profissional, como a escrita de textos.

A TIM Tec é uma plataforma do tipo MOOC e foi desenvolvida em código aberto para que instituições interessadas também possam se apropriar dela e adaptá-la aos seusinteresses e objetivos.

Créditos: Elise Souza

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções