Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Professoras da UFPel autografam obras na Feira do Livro

29 outubro
10:06 2013

As professoras do Departamento de História da UFPel, Alessandra Gasparotto e Caroline Silveira Bauer convidam para a sessão de autógrafos de seus livros, no dia 2 de novembro, às 18h, no Mercado Público Municipal, durante a 41ª Feira do Livro de Pelotas.

O livro “O terror renegado – a retratação pública de integrantes de organizações de resistência à ditadura civil-militar no Brasil (1970-1975)”, de Alessandra Gasparotto, é resultado da premiação no 1º Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas, promovido pelo Arquivo Nacional, que escolheu a dissertação de mestrado da autora, defendida no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como uma das três melhores pesquisas sobre a ditadura civil-militar brasileira no ano de 2011.

A obra versa sobre a retratação pública de integrantes de organizações de resistência à ditadura (1970-1975). Em sua pesquisa, a autora buscou os motivos que teriam levado militantes de esquerda a se arrepender de combater a ditadura e gravar depoimentos de retratação pública na Rede Globo, rádios e jornais. Minucioso e surpreendente registro dos sofisticados mecanismos de repressão militar à dissidência política, o livro mostra como o regime se preparou para a guerra de propaganda com a finalidade de apagar na imagem do país a repressão, as prisões políticas e a tortura.

Já o livro “Brasil e Argentina: ditaduras, desaparecimentos e políticas de memória”, de Caroline Silveira Bauer, apresenta a pesquisa desenvolvida em sua tese de doutorado, defendida no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Universitat de Barcelona, que ganhou o prêmio do Concurso de Teses da ANPUH-RS (2012) e o prêmio do Concurso Internacional de Teses sobre o Brasil e a América Latina da FLACSO.

Trata-se de uma contribuição sobre uma temática ainda pendente na sociedade brasileira: o embate entre políticas de memória e políticas de esquecimento sobre o recente passado ditatorial. A partir de análise comparada rigorosa, a autora resgata os pontos de encontro e desencontro das experiências concretas vividas no Brasil e na Argentina, retomando uma das temáticas centrais da repressão: a questão dos desaparecidos políticos como estratégia das ditaduras brasileira e argentina.

As autoras
Alessandra Gasparotto é graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde concluiu seu mestrado. Atualmente é doutoranda na mesma Universidade. Desde 2011, é professora do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas.

Caroline Silveira Bauer é graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde concluiu seu mestrado e o doutorado, com dupla titulação junto à Universitat de Barcelona. Desde 2013, é professora do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas.

Comentários ()

Seções