Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Professores e alunos de universidade de Moçambique visitam reitor da UFPel

22 novembro
15:17 2013

O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, recebeu na tarde desta quinta-feira (21) a visita de um grupo de estudantes e professores da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), uma das principais instituições de ensino superior do país africano, com sede na capital do país, Maputo. Entre as pautas discutidas, estiveram a ampliação e o fortalecimento da parceria entre a UFPel e a UEM.

Os moçambicanos vieram da Universidade Eduardo Mondlane

Os moçambicanos vieram da Universidade Eduardo Mondlane

A principal pauta do encontro foi a ampliação do diálogo e da cooperação entre as instituições. Segundo o coordenador de Relações Internacionais da UFPel, Gustavo Vieira, o destino da internacionalização da universidade pelotense passa por Moçambique. “É uma cooperação sul-sul, horizontal, com o mesmo idioma”, afirmou. Por isso, o país é um espaço de prioridade para a parceria. Também foi pensada com o reitor Del Pino uma visita à instituição africana no próximo ano.

O intercâmbio de alunos e pesquisadores entre a UFPel e a UEM não será inédito a partir da assinatura do protocolo de intenções e dos acordos bilaterais. Já é uma parceria em andamento: atualmente estão já em mobilidade três alunas do curso de Jornalismo e uma doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na África e aqui estudam dois estudantes de graduação em Educação Ambiental e uma mestranda em Educação.

No entanto, foram identificadas possibilidades grandes de cooperação em outras áreas, como as ciências da saúde e agrárias, além de uma ampliação da parceria na área da educação, especialmente no que diz respeito ao ensino de linguagens de sinais. Para explicar essa ideia, foram fundamentais as presenças das professoras Feliciana Eduardo, diretora da Faculdade de Educação da UEM, e da professora Rosária Sperotto, da FaE/UFPel.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções