Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Programa de reciclagem de veículos é referência

25 março
08:48 2014

Com mais de 12,4 mil veículos e sucatas reciclados desde 2010, o Detran/RS recebeu representantes de mais um Estado brasileiro interessado em conhecer o projeto gaúcho. Uma comitiva de Alagoas passou dois dias com os técnicos da autarquia, acompanhando desde os trâmites administrativos para liberação das sucatas até a descontaminação e compactação em depósito. Alagoas é o 11º Estado brasileiro a visitar o Detran/RS para conhecer o projeto de destinação de material inservível.

A superlotação dos pátios é um problema crescente em todo o Brasil. Além de fonte de contaminação do lençol freático (vazamento de combustível e óleo, oxidação de metais) e criatório de vetores de transmissão de doenças, as sucatas abandonadas representam ônus ao Estado, que arca com a manutenção do sistema de remoção, guarda e liberação desses bens.  O abandono desses veículos também tem reflexos na segurança pública. Ao ser totalmente descaracterizado com a compactação, impede-se o aproveitamento da placa e chassi para “esquentar” veículos objeto de furto e roubo, e a venda das peças pelos desmanches clandestinos.

MEDIDA busca desafogar pátios dos depósitos

MEDIDA busca desafogar pátios dos depósitos

Os 12,4 mil veículos e sucatas reciclados nesses quatro anos no RS representam seis toneladas de material ferroso que voltaram para a indústria como matéria-prima, deixando de ocupar espaço nos depósitos, poluir o solo e “sujar” a imagem das cidades.

Mesmo com todo esse esforço, o volume de veículos em depósito continua crescente. Hoje são 85,6 mil veículos retidos em depósito, 34,2 mil aptos a serem reciclados. O Detran/RS busca ampliar o volume de bens destinados à reciclagem, acelerando a etapa mais demorada do processo, que é a liberação dos veículos pela Polícia Civil e Poder Judiciário.

RECICLAGEM– O processo de reciclagem inicia-se bem antes das máquinas entrarem em ação nos depósitos. O primeiro passo é fazer um levantamento preliminar, definindo os depósitos que serão atendidos e o quantitativo de bens que serão reciclados. A listagem é encaminhada para a área administrativa para elaboração do leilão de material inservível.

Depois disso é realizada a análise dos registros de cada um dos bens para que sejam notificados os proprietários e autoridades envolvidas (em caso de bens à disposição da Polícia ou do Judiciário) para retirar os veículos no prazo de 90 dias. Essa etapa é realizada paralelamente a análise física dos bens, que compreende a verificação das condições do veículo e dos sinais identificadores.

Atendidas todas as normativas e prazos legais, os bens são liberados para a empresa arrematante do leilão. A reciclagem é supervisionada por técnicos do Detran/RS e realizada em etapas.

Primeiramente, o veículo passa por uma plataforma descontaminadora que retira os materiais potencialmente poluidores, como: fluídos; catalisador; cilindro de GNV e bateria. Depois disso, os veículos são compactados para impedir o reaproveitamento de partes/peças, reduzir seu volume e os custos com transporte.

Na fase seguinte, no pátio da siderúrgica, o material compactado é triturado e o restante (plástico, borracha, metal) é separado através de esteiras magnéticas e banhos químicos. A sucata metálica passa, por fim, pelo processo de fundição, tornando-se matéria-prima para a indústria.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções