Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

PROGRAMA EM PELOTAS : Avaliação positiva da OIT para Erradicação do Trabalho Infantil

PROGRAMA EM PELOTAS  : Avaliação positiva da OIT para Erradicação do Trabalho Infantil
17 fevereiro
09:20 2017

Pelotas obteve avaliação positiva quanto às boas praticas na execução das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPeti).

O Consultor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), James Ferreira Moura Junior, realizou a ultima reunião de avaliação, com o grupo intersetorial. Antes, esteve reunido com familiares e adolescentes no Pestano e gestores da Secretaria da Assistência Social.

O município está sendo avaliado juntamente com mais 11 cidades em cinco regiões do Brasil. A atividade já está em andamento nos municípios de Castanhal (PA), Abelardo Luz (SC), Rio de Janeiro (RJ), São Luiz (MA), Fortaleza (CE), e Santa Cruz do Capibaribe (PB). Outros quatro municípios ainda aguardam a validação dos governos estaduais para a avaliação.

CONSULTOR da Organização Internacional do Trabalho (OIT) esteve na cidade

CONSULTOR da Organização Internacional do Trabalho (OIT) esteve na cidade

Segundo ele, Pelotas desenvolveu experiências interessantes na execução do AEPeti, que é baseado em cinco eixos: informação e mobilização; identificação; proteção social; defesa e responsabilização; e monitoramento.

O eixo um está sendo muito bem executado em Pelotas, afirma ele, com campanhas amplas de mobilização, desenvolvimento de políticas de educação na capacitação de professores para o combate ao trabalho infantil, trabalho intersetorial envolvendo outras entidades, entre outras atividades que são desenvolvidas.

Moura Junior destacou também a importância do governo municipal em colocar como sua prioridade a agenda do enfrentamento ao combate do trabalho infantil. “Pelotas desenvolve boas ações principalmente neste primeiro eixo”. Ele destacou também a importância da realização de um trabalho de forma integrada, que unifique as ações em todos os cinco eixos de atuação.

O estudo completo deve ser concluído ainda no primeiro semestre deste ano, afirma ele, apontando as principais potencialidades e dificuldades encontradas nos municípios, e a construção de um protocolo de atuação dos eixos em ações integradas.

A pesquisa para sistematizar e avaliar experiências nos municípios é coordenada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) junto com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) e Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções