Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Programa Escola de Mães e Avós orienta gestantes e familiares

10 outubro
08:36 2017

Gestantes de Pelotas podem contar com intenso acompanhamento da gravidez aos primeiros meses do bebê com o programa Escola de Mães e Avós, promovido pela Secretaria de Saúde (SMS).

Diretamente nos bairros, a equipe promove quatro encontros com as futuras mães e famílias.

As reuniões ocorrem geralmente em postos de saúde, escolas ou salões paroquiais. Os temas abordados são “Gestação mês a mês”, “Tipos de parto”, “Aleitamento Materno” e Cuidados com o recém-nascido e planejamento familiar”. As ações fazem parte do programa Mãe Pelotense e são desenvolvidas junto ao Programa Infância Melhor (PIM) e agentes comunitários.

As facilitadoras da Escola de Mães e Avós, Carmem Viegas e Sheila Strellow, explicam que o termo “Avós”, do nome do programa, engloba todos os familiares e pessoas no entorno da gestante. “Queremos incentivar o envolvimento dos pais, vizinhos, e parentes durante a gestação”, disse Sheila. “O nosso objetivo não é dar uma palestra, e sim formar uma roda de conversa para trocar experiências”, completa Carmem.

MÃES são acompanhadas desde os primeiros meses até os cuidados com o recém-nascido Foto : Marcel Ávila/Ascom

MÃES são acompanhadas desde os primeiros meses até os cuidados com o recém-nascido
Foto : Marcel Ávila/Ascom

Em pouco mais de um ano de existência, o programa percorreu locais como Pestano, Cerrito Alegre e Quilombo do Algodão. A Escola faz parte do eixo de Prevenção do Pacto Pelotas Pela Paz, por focar na saúde da gestante e do recém-nascido, além de estimular a corresponsabilização do pai.

Nesta semana, o programa esteve no salão paroquial da Sanga Funda. Grávida de primeira viagem, Vitória dos Santos, tem preocupações como o primeiro banho. Ao lado, Tamara Kruger, de 32 anos, já enfrentou os desafios de ser mãe com os dois primogênitos, um de sete e outra de dois anos. As duas futuras mamães nutrem os mesmos sonhos: mesmo com a nova rotina, desejam voltar a estudar e completar o ensino médio.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções