Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL : Pelotas Parque Tecnológico comemora três anos

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL : Pelotas Parque Tecnológico  comemora três anos
06 setembro
09:10 2019

Há três anos Pelotas conta com um ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo. O Pelotas Parque Tecnológico comemora  no dia 16 de setembro, com uma programação especial que vai contar um pouco dessa história ao longo do mês.

O Pelotas Parque nasceu de uma vocação natural da cidade para três grandes áreas: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa. O parque tem um modelo baseado na colaboração entre governo, representado pela Prefeitura; academia, com a participação de todas as universidades e institutos de pesquisa da cidade, e ainda iniciativa privada.

Para marcar a data oficial de aniversário, 16 de setembro, o Conselho de Administração do Parque promoverá um coquetel, às 18h, para residentes, convidados, autoridades e imprensa. Na ocasião, haverá a inauguração do Espaço Linha do Tempo; inauguração da Galeria Empresas de Sucesso; entrega de placa de homenagem à 1º Gestão da TECNOSUL – 2016/2019 e apresentação do Projeto Arquitetônico do Escritório da Rede de Incubadoras do IFSUL. O coquetel será temático e oferecido pelo Curso de Gastronomia do SENAC.

No dia 17 de setembro, a partir das 18h, a CoPlace Coworking oferecerá um bolo de aniversário comemorativo ao Parque e será divulgado o vencedor do projeto “Mascote Candy Valley”, que vai personalizar a formiga mascote da Fenadoce, que já está no parque.  No dia 18, haverá o lançamento do Programa JOVEM RS, programa do Governo do Estado do RS.

Para Rosani Ribeiro, Diretora Executiva do Pelotas Parque Tecnológico, a cidade tem muito a comemorar pelos três últimos anos. “As ações de criatividade, empreendedorismo e conectividade com as instituições de ensino e pesquisa têm fortalecido o ambiente de inovação da nossa cidade e região. Parabéns ao parque e todos que compõe esse espaço”.

Felipe de Souza Marques, Vice-presidente do Conselho de Administração do Parque, destaca que o modelo de gestão estabelecido no Parque serve de inspiração para outros grupos que fomentam este tipo de ação. “O Pelotas Parque Tecnológico é uma grande conquista para nossa cidade. Foi uma longa caminhada para sua concretização e hoje já comemora seu terceiro aniversário, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de nossa região. O conselho administrativo do Parque une Governo, Academia e o Setor Produtivo, com a missão de fomentar um ecossistema para inovação e cooperação”, afirma.

Pelotas Parque Tecnológico comemora três anos

Pelotas Parque Tecnológico comemora três anos

SOBRE O PELOTAS PARQUE TECNOLÓGICO

O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural.  O parque possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa.

Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multisetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.

Conheça alguns marcos na linha do tempo do Parque desde antes da inauguração

  • 21/05/2010 – Criação da Tecnosul- Parque Cientifico e Tecnológico – Pelotas Parque Tecnológico
  • 07/11/2011 – Aquisição do Prédio (desapropriação)
  • 01/11/2013 – Inicio das obras do Pelotas Parque Tecnológico
  • 30/06/2016 – Posse da 1ª diretoria da Associação Tecnosul
  • 16/09/2016 – Inauguração do Pelotas Parque Tecnológico
  • 23/05/2017 – Primeiras Empresas a se instalarem no Pelotas Parque Tecnológico: Outdabox, Melhor Envio e Gestum
  • 14/10/2017 – Instalação da Incubadora CONECTAR – UFPEL
  • 28/03/2018 – Pelotas Parque Tecnológico atinge 100% de ocupação
  • 06/06/2018 – Pelotas Parque Tecnológico integra quadro social da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp)
  • 09/08/2018- Instalação da Incubadora CIEMSUL – UCPEL
  • 03/04/2019 – Instalação da Incubadora SENATEC – Faculdade SENAC

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções