Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Projeto de internacionalização sobre Desenho Urbano inicia atividades

25 julho
14:38 2014

Os integrantes do projeto Diferenças Culturais e Desenho Urbano, um dos contemplados no Programa de Internacionalização da Pós-Graduação no RS, financiados pela Fapergs e Capes, foram recebidos nesta sexta-feira(25) pela coordenadora do Departamento de Pós-Graduação, no exercício da Pró-Reitoria, professora Maria Cecília Lorea Leite.

O projeto investiga e explora as qualidades e soluções de desenho urbano em Pelotas e Oxford

O projeto investiga e explora as qualidades e soluções de desenho urbano em Pelotas e Oxford

O grupo, formado pelo coordenador do projeto, professor Eduardo Rocha (FAUrb); pela professora Laura Novo de Azevedo, docente brasileira que atua na Oxford Brookes University, e por um grupo de estudantes, relatou as atividades do projeto, que se desdobrarão entre Pelotas e Oxford.

O projeto se propõe a investigar e explorar as qualidades e soluções de desenho urbano existentes em ambas as cidades, a partir de experimentos coletivos, audiovisuais e infográficos. “Ao final pretende-se experimentar a transferenciabilidade de princípios entre as cidades”, observa Eduardo Rocha, do Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Prograu/FAUrb).

Estão sendo chamados os interessados em participar das Oficinas referentes à etapa de Territorialização em Pelotas, nos dias 28, 29 e 30 de julho, no Lyceu, no horário das 14h às 18h. Na quinta-feira(31), na FAUrb, a professora Laura Azevedo falará sobre o curso de pós-graduação da Oxford University e as possibilidades de bolsa naquela instituição.

No período de 5 a 14 de agosto, sete participantes do grupo irão a Oxford, para a etapa de Desterritorialização. A terceira e última etapa – de Reterritorialização – será desenvolvida em abril de 2015, com o retorno dos dados para Pelotas.

Segundo Laura Azevedo, o objetivo geral é abrir a perspectiva dos alunos de graduação e pós-graduação para um contexto mais geral, proporcionando a internacionalização de seu currículo, “abrindo-os para o mundo”, uma vez que em Oxford, os estudantes interagirão com alunos do mundo inteiro.

Os interessados em participar das oficinas (para as quais serão conferidos certificados) podem fazer sua inscrição pelo e-mail: crosscult2014@gmail.com As inscrições só serão efetuadas após recebimento da confirmação por e-mail! Demais informações no site http://crosscult.com.br/ https://www.facebook.com/events/1446540585607303

Endereços: Lyceu – rua Lobo da Costa, em frente ao Mercado Público de Pelotas. FAUrb – rua Benjamin Constant, 1359.

Além dos professores Eduardo e Laura, participaram da visita os alunos do Prograu/UFPel, Bárbara Hypólito, Fernanda Tomiello e Débora Allemand; além dos estudantes de Graduação Pierre Santos (Letras-Espanhol) e Paola Brum (Artes Visuais-Licenciatura).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções