Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Projeto de macrodrenagem agirá em cinco pontos críticos

21 outubro
16:02 2014

A ação emergencial preventiva da prefeitura de Pelotas visa reduzir os alagamentos de vias e residências nas próximas enxurradas.

Foram analisados os principais pontos críticos da cidade e montado um projeto de macro-drenagem para prevenção em uma próxima enxurrada

Foram analisados os principais pontos críticos da cidade e montado um projeto de macro-drenagem para prevenção em uma próxima enxurrada

No final da tarde desta segunda-feira (20/10/14) representantes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), Defesa Civil e Sanep se reuniram para discutir possibilidades de dar maior vazão à água das chuvas, evitando novos transtornos à comunidade. Com a intensidade das chuvas da quinta-feira (16) e do sábado (18), algumas localidades ficaram alagadas, fazendo com que em muitos pontos a água chegasse a invadir residências.

Foram analisados os principais pontos críticos da cidade e montado um projeto de macro-drenagem para prevenção em uma próxima enxurrada. O aprofundamento de valas, utilização dedragline e rebaixamento de aterro são algumas das soluções evidenciadas na reunião de ontem.

Veja alguns pontos que estão ou estarão recebendo interferências nos próximos dias:

* O Corredor do Obelisco terá um aprofundamento no canal que contribuirá também para a melhoria de escoamento no Vasco Pires, fundos da Darcy Ribeiro e terá reflexo na avenida Domingos de Almeida.

* A Balsa terá desobstrução de canais com a retroescavadeira e dragline; também será realizado um rebaixamento no aterro para que a água possa escorrer para as canaletas.

* A Mário Peiruque rebecerá limpeza nas caixas de drenagem

* No Jardim de Alá foi realizada uma travessia para compensar o escoamento da água que estava em apenas um dos lados da via.

* No Laranjal serão desobstruídos canais e valetas, removidos alguns tubos que estão interferindo na passagem da água e será realizada a limpeza dos filtros que ficam na beira da praia.

Cada uma dessas medidas tem por objetivo melhorar a capacidade de vazão da água, diminuindo as chances de novos alagamentos, tanto nas vias, quanto nas residências dos cidadãos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções