Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Projeto de Vitivinicultura beneficiará a faixa de fronteira da região sul do país

Projeto de Vitivinicultura beneficiará a faixa de fronteira da região sul do país
11 outubro
11:12 2013

Projeto de Vitivinicultura UFPel 01A UFPel lançou na quinta-feira (10), na Expofeira, o Projeto de Vitivinicultura que tem como objetivo a elaboração de estratégias para o desenvolvimento sustentável do setor na faixa de fronteira dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina e nas mesorregiões metade sul e grande fronteira do MERCOSUL dos municípios gaúchos.

A cerimônia contou com a presença do coordenador de Relações Interinstitucionais da UFPel, Hemerson Pase, do diretor da Agência da Lagoa Mirim (ALM), Maurízio Quadro, do supervisor regional da Secretaria da Agricultura, Mario Schuster, do coordenador geral da Famurs, Mário Nascimento, do cônsul do Uruguai, César Zavalla, e do presidente das Fundações de Apoio da UFPel, Cristiano Pinheiro.

Em sua fala, Hemerson Pase, representando o reitor Mauro Del Pino, destacou o comprometimento da UFPel com o projeto que, segundo ele é um elemento de propulsão para o setor de vitivinicultura. Para o diretor Maurízio Quadro, o lançamento do projeto, que estava no papel desde 2009, é um marco para a Universidade.

Mário Nascimento avaliou que o projeto é apenas o início. “Podemos avançar e criar outras possibilidades para o desenvolvimento do setor”, afirmou. O Cônsul do Uruguai destacou que o Uruguai é desenvolvido no setor e colocou-se disponível para ajudar no projeto. Em seu pronunciamento, Cristiano Pinheiro falou sobre a importância de viabilizar projetos para o desenvolvimento da Universidade e dos parceiros envolvidos.

Projeto

Projeto de Vitivinicultura UFPel 02Segundo a professora da UFPel que apresentou o projeto, Gizele Gadotti, as regiões serão divididas em Arranjos Produtivos Locais (APLs), aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território. O estágio atual do projeto prevê a estruturação, organização e dinamização das APLs.Em um segundo momento, serão oferecidas ações de capacitação e qualificação aos produtores de acordo com as necessidades de cada região. Na sequência, o foco será a qualificação mercadológica com ações de promoção e comercialização, finalizando com trabalhos voltados a gestão do projeto, com avaliação e monitoramento dos APLs.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções