Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Projeto Escola da Paz é inaugurado no Foro

Projeto Escola da Paz é inaugurado no Foro
04 setembro
09:09 2019

Lições sobre paz, direitos, deveres e a busca pela resolução dos conflitos por meio do diálogo, foram alguns dos assuntos abordados no projeto “Escola da Paz”, realizado no Foro de Pelotas.

Escola Estadual Dr. Joaquim Duval foi a primeira a participar da visitação à Comarca

Escola Estadual Dr. Joaquim Duval foi a primeira a participar da visitação à Comarca

A Escola Estadual Dr. Joaquim Duval foi a primeira que participou da visitação à Comarca de Pelotas. Em torno de 30 crianças aprenderam sobre o papel da Justiça e do Poder Judiciário para a sociedade, assuntos nem sempre discutidos em sala de aula.

O encontro aconteceu no Salão do Juri no 3º andar da Comarca e iniciou com uma fala do Diretor do Foro de Pelotas, o Juiz de Direito Dr. Marcelo Malizia Cabral, que apontou os três principais passos para se viver em paz:

1) Cumprir deveres e obrigações;
2) Não fazer com o outro o que você não gostaria que fizessem com você;
3) Pedir desculpas e reparar;

Entretanto, outros assuntos também foram discutidos e questionados pelas crianças, já que o espaço tinha intuito de responder as perguntas dos estudantes. Segundo o Diretor do Foro as dúvidas fazem parte do projeto, já que um dos fundamentos da paz é o diálogo. “A melhor forma de resolver um conflito é dialogar. Conversar é uma alternativa de reparação, para assim, não necessitarmos utilizar a Justiça e fazermos o que é certo, reconstruir a paz entre as pessoas” – destacou o Juiz, durante seu discurso de abertura para as crianças.

Após a fala, conciliadores do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania deram continuidade às reflexões sobre a paz. Francisco Paiva, Gilziane Fonseca e Maria do Carmo, realizam regularmente círculos de construção da paz e Justiça Restaurativa, e conversaram sobre a importância de entender o outro, de não praticar bullying e de não magoar as pessoas ao seu redor.

Também participou do encontro Dr. Roni Quevedo que apresentou o Projeto Vi-Vendo às crianças e aos professores da escola. Um pequeno teste de acuidade visual foi realizado e um convite feito ao educandário, se integrar as ações de proteção a saúde dos olhos das crianças. Dr. Roni posteriormente ainda comentou sobre sua outra área de atuação, o Fumo Zero, uma campanha de combate ao tabagismo.

As crianças ao fim do projeto foram convidadas a conhecerem alguns espaços do Foro. O primeiro foi a VEC Regional, onde a servidora Ivanir Barrogi explicou as atuações do local no andamento dos processos criminais. E depois o grupo conheceu a Distribuição, apresentada pela Oficial Ajudante Adriane Sastre.

Cada integrante do projeto ainda recebeu um certificado de conclusão do curso que os torna Agente da Paz e um folheto com atividades lúdicas e um resumo da campanha de educação para a paz.

O ESCOLA DA PAZ tem duração uma hora e meia e qualquer escola pode participar. A cada segunda-feira são abertas vagas para três turmas (aproximadamente 100 crianças/jovens), que podem aprender sobre construção da paz, tirar dúvidas sobre o Judiciário e ainda conhecer as instalações e funcionamento de espaços internos do Foro da Comarca de Pelotas. Para participar entre em contato pelo e-mail, [email protected], ou pelo telefone, (53) 3279-4900, ramal 1414. A próxima edição já está agendada para o dia 14 de outubro e com vagas disponíveis.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções