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Projeto Monitor das Eleições é lançado nesta quinta-feira (21)

21 agosto
16:01 2014
O projeto da a a chance de observar como a mídia social está sendo utilizada pelos candidatos à presidência durante as eleições de 2014

O projeto da a a chance de observar como a mídia social está sendo utilizada pelos candidatos à presidência durante as eleições de 2014

Diante do avanço da propaganda eleitoral nas mídias sociais, professores e alunos dos cursos de  Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Design Digital e Design Gráfico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desenvolveram o projeto Monitor das Eleições – Brasil 2014. Através do site, que foi lançado nesta quinta-feira (21), o projeto busca  proporcionar a professores, alunos e à comunidade a chance de observar como a mídia social está sendo utilizada pelos candidatos à presidência durante as eleições de 2014.

O projeto surgiu em 2012, em conjunto entre UCPel e UFPel. Na época, a ideia era usar o aprendizado de sala de aula – em termos de mídias sociais, análise de mídias e design – para realizar o monitoramento das eleições, que naquele ano eram municipais. Com a repercussão do projeto, o envolvimento de outras pessoas e o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o grupo resolveu atuar também nas eleições presidenciais.

A base do projeto são dados públicos, coletados nas páginas oficiais dos candidatos no Twitter e no Facebook, e agregados em gráficos, que são disponibilizados semanalmente. No site, podem ser visualizadas informações como número de seguidores e seguidos, quantidade de tweets e retweets recebidos pelo candidato no Twitter. No Facebook, são coletados dados referentes ao número de curtidas (likes) e de pessoas falando sobre isso (people talking about it) da fanpage, além de compartilhamentos, curtidas e comentários das postagens.

Com esses dados, o projeto pode demonstrar o envolvimento do candidato com o eleitorado no espaço da mídia social, bem como seu engajamento e as repercussões.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, professora Raquel Recuero, a intenção da divulgação desses dados é mostrar informações públicas sintetizadas para que as pessoas possam refletir sobre elas. “Queremos saber como a participação das pessoas impacta nas campanhas eleitorais e que efeitos ela tem”, esclarece Raquel.

Para coletar os dados, o grupo trabalha dividido por funções. “Sempre trabalhamos com equipes de várias universidades. Nesse momento, temos pesquisadores de Londres e de outros lugares, que estão participando mesmo a distância”.

Responsabilidade

O projeto é apartidário. Conforme a coordenadora, não se trata de pesquisa eleitoral. Professores e alunos envolvidos não estão vinculados a nenhum partido e/ou candidato. O site se propõe a ser apenas uma sistematização de dados de forma a gerar um conjunto de informações que permitam acompanhar como se deu o uso das mídias sociais pelos candidatos. Raquel destaca, ainda, que não há previsão se os dados coletados vão se refletir nas pesquisas eleitorais.

Coleta de dados

O Projeto Monitor das Eleições prevê a elaboração de futuras pesquisas e trabalhos acadêmicos com os dados obtidos. Muitos deles não serão divulgados – como os dados dos candidatos a governador – mas ficarão armazenados para possíveis trabalhos acadêmicos. “Temos um outro acompanhamento que é só nosso. No site, disponibilizamos os infográficos e algumas informações básicas”, comenta.

O site pode ser acessado pelo endereço monitordaseleicoes.org.

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