Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Projeto proíbe revista íntima em presídios

31 outubro
09:52 2014
MAINARDI é o autor

MAINARDI é o autor

A revista íntima nos visitantes poderá ser proibida nos presídios do Rio Grande do Sul. Projeto de Lei propondo o fim das chamadas “revistas vexatórias” foi protocolado pelo deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), nesta semana, na Assembleia Legislativa.

O deputado justifica a proposta, encaminhada às comissões técnicas, afirmando que as “revistas submetem os visitantes a todo tipo de humilhação e violação da sua própria dignidade, impondo uma dupla penalização aqueles que vão visitar os detentos”.

Conforme Mainardi, nenhuma arma e apenas 10% das drogas e 4% dos aparelhos celulares encontrados no interior dos estabelecimentos penais são apreendidos com visitantes. “Há outros instrumentos mais avançados para proceder as revistas, os quais não agridem aos direitos humanos.

“A tecnologia nos oferece scanner corporal, aparelhos de raios-X e detectores de metais, capazes de identificar armas, explosivos, drogas e outros objetos que tem acesso proibido nas casas prisionais”, argumentou o deputado petista.

Comentários ()

Seções