Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Projeto ‘Remar para o Futuro’ está atrás de novos talentos

Projeto ‘Remar para o Futuro’ está atrás de novos talentos
01 fevereiro
09:45 2019

Há mais de três anos, um projeto é responsável por abrir as portas do esporte a crianças e adolescentes pelotenses e dar visibilidade a uma modalidade ainda pouco difundida no país: o remo.

Com conquistas importantes e pódios inéditos no currículo, o ‘Remar para o Futuro’ representa o futuro profissional para dezenas de atletas que compõem a iniciativa e uma nova perspectiva para outros jovens da cidade.

Foi o que ocorreu quarta-feira, no Ginásio Municipal da Educação Professor Orocindo Azevedo “Karosso”, onde o projeto recebeu cerca de 80 crianças e adolescentes para apresentar a prática esportiva, explicar algumas técnicas e, até mesmo, possibilitar a simulação do remo, através de equipamentos específicos que aproximam a realidade do esporte a possíveis novos talentos. A ação ocorreu dentro da programação da Colônia de Férias do Vida Ativa, que segue até dia 14 de fevereiro.

Divididos em grupos, as meninas e meninos também passaram por avaliação antropométrica, a fim de analisar medidas consideradas fundamentais para o remo, como a altura e a envergadura, explica o coordenador do projeto, Oguener Tissot. Dez novas vagas deverão ser preenchidas, com alunos da rede municipal, a partir desta seleção que segue nesta quinta-feira, pela manhã e à tarde; cerca de 100 jovens são esperados nesta segunda etapa.

NOVOS TALENTOS

Se a maioria dos pequenos ainda não conhecia o esporte, Maria Eduarda, de 10 anos, confessou ser ele o seu preferido. “Gosto muito de ver as competições nas Olimpíadas e até procuro os vídeos na internet de novo para rever”, disse a menina, que também afirmou o desejo de conhecer de perto o treinamento da equipe às margens do Arroio Pelotas, na sede do Centro Português.

A caça aos novos talentos inclui, justamente, a ida dos interessados ao local de treino do projeto – formado por 30 alunos da rede municipal de ensino, sendo 10 da equipe principal, explica Tissot. O idealizador do ‘Remar para o Futuro’ conta que a atividade também busca dar visibilidade ao remo no município.

“É uma forma que temos para fomentar a modalidade e levá-la o mais longe possível, para dentro das comunidades e bairros através destas crianças. A intenção é que o maior número de jovens saiba que o projeto existe e saiba como entrar em contato conosco”, afirmou Tissot.

CONHECIMENTO COMPARTILHADO

O momento também foi de interação entre os recém-chegados à modalidade e os atletas veteranos que, além de experiência, carregam consigo vitórias em importantes competições nacionais e internacionais, como as medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Barcos Longos, em novembro, e outras 17 (entre ouro, prata e bronze) no Circuito Uruguaio de Remo – isso apenas no último trimestre de 2018.

Uma das campeãs brasileiras, Mariana Macedo, 17 anos, se manteve próxima aos pequenos que, ainda tímidos e curiosos, buscavam entender como funcionava a prática. “É muito bom poder fazer para eles o que nossos técnicos já fizeram por nós. Acredito que é fundamental para que o esporte continue vivo”, ressaltou a medalhista de ouro, que diz não se ver no futuro longe do remo.

DENTRO da programação da Colônia de Férias do Vida Ativa, o projeto possibilitou a prática para dezenas de crianças e jovens pelotenses nesta quarta

DENTRO da programação da Colônia de Férias do Vida Ativa, o projeto possibilitou a prática para dezenas de crianças e jovens pelotenses nesta quarta

REMAR

O projeto, totalmente gratuito, é fruto de parceria interinstitucional que possibilita aos participantes vale-transporte, atendimento com educadores físicos, fisioterapeuta, nutricionista e traumatologista, aulas de ioga, musculação, entre outros. A iniciativa envolve a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Desporto, o Centro Português 1° de Dezembro, Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, com apoio do CFC Drive Car, Arroz Emoções, Remo Tissot e Freedom Veículos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções