Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Projeto Trabalho Técnico Social muda vidas nos residenciais Minha Casa Minha Vida

24 abril
08:43 2018

A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) está desenvolvendo uma série de ações para qualificar a vida coletiva e familiar dos moradores dos residenciais da faixa um do Programa Minha Casa Minha Vida – Haragano, Jardins do Obelisco, Fragata, Buenos Aires, Montevidéu e Eldorado.

O Projeto Trabalho Técnico Social (PTTS), previsto nos contratos – entre prefeituras, agentes financeiros e governo federal – visa tornar os condomínios autônomos e possibilitar alternativas de trabalho e renda para as famílias.

ALTERNATIVAS de geração de trabalho e renda são oferecidas a moradores

ALTERNATIVAS de geração de trabalho e renda são oferecidas a moradores

O secretário, Ubirajara Leal, diz que a equipe da SHRF tem trabalhado muito para melhorar a vida das famílias, e uma das formas de se alcançar a meta é qualificando-as para que tenham as melhores condições de viver coletivamente e oferecer formação em áreas que possibilitem alternativas de geração de trabalho e renda. Como consequência, ocorre mudança também das condições da comunidade.

Assim, a SHRF contratou o Senac com recursos da União, repassados pelos agentes financeiros – Banco do Brasil e Caixa – para o desenvolvimento das ações. A parte comum a todos eles é o que diz respeito à vida em condomínio. Os moradores recebem orientações sobre sustentabilidade e organização, como a separação e formas de descarte do lixo, sobre gestão condominial e cobranças dos devedores. Advogados também orientam os síndicos e conselhos em casos específicos. O residencial Eldorado, por exemplo, que não é fechado, vai criar uma associação destinada à administração.

Tendo em vista auxílio a questões pessoais, são trabalhados temas como gestão financeira. As crianças participam de atividades voltadas a elas, com os mesmos assuntos abordados com os pais.

Paralelo a isso, o Senac e a equipe da SHRF elaboraram os projetos e definiram os cursos de qualificação a partir do diagnóstico levantado – começaram no fim de 2017. Algumas turmas já concluíram e outras ainda serão abertas. Todos os moradores, que tiverem interesse, podem participar das aulas de beleza, gastronomia, saúde, informática e inserção no mercado de trabalho. Entre os oferecidos, estão porteiro e vigia, frentista, cuidador de idosos e crianças, manicure, técnica de maquiagem, depilação, doces de Pelotas, salgados para festas e barbeiro

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções