Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

PRONTO SOCORRO LOTADO : Secretária diz que a situação é temporária

11 setembro
14:17 2014

Arita Bergmann  diz que o movimento aumenta com mudanças climáticas

 A sazonalidade tardia, causada pelas quedas de temperatura, e que normalmente ocorre em julho, é a principal razão para o grande volume de pacientes que aguardam por leitos. Secretária Arita acredita que a situação é temporária, mas tomará providências caso não se normalize logo. 

O monitoramento permanente do Pronto Socorro de Pelotas (PSP), por meio da Central de Regulação da Secretaria de Saúde (SMS), aponta um aumento diário significativo, nas duas últimas semanas, do número de pacientes que aguardam por leitos. A secretária de Saúde de Pelotas, Arita Bergmann, acredita que a sazonalidade tardia – as doenças respiratórias, que costumam apresentar um pico no mês de julho, estão acontecendo agora – e a desativação de dez leitos na Beneficência Portuguesa, durante o fim de semana, devido a obras naquele hospital, como os dois principais fatores, que estariam contribuindo para este acréscimo no tempo de espera. A gestora assegura, contudo, que nenhum paciente aguardou por 15 dias, como denunciou o vereador Marcus Cunha (PT) em matéria publicada no DIÁRIO DA MANHÃ de ontem, e recorda que a quantidade diária de pacientes em espera por leitos no PSP caiu significativamente desde que foram disponibilizados mais 56 leitos para a rede pública de urgência e emergência – a média, que em junho de 2013 era de 65, caiu para 46 no mesmo período deste ano.

Secretária rebate denúncias do vereador Marcus Cunha

Secretária rebate denúncias do vereador Marcus Cunha

“Dos 66 pacientes que estão à espera por leitos no Pronto Socorro, nesta quarta-feira, 27 (41%) apresentam quadros de doenças respiratórias e 18, do total (27,5%), têm idades acima dos 70 anos, o que comprova o aumento das internações pelas mudanças climáticas e em pessoas mais vulneráveis, pelo avanço da idade”, comenta a superintendente de Gestão Ambulatorial e Hospitalar, Rosângela Soares. Rosângela afirma que o trabalho de todo o pessoal do PSP segue os parâmetros estabelecidos pelos conselhos regionais. “Ninguém está sobrecarregado”, garante, contradizendo a acusação do vereador.

“A fotografia do momento, que se justifica por vários fatores, não reflete a média real, que caiu muito em um ano. Os números não mentem”, destaca Arita. A secretária diz que os dois dias em que os dez leitos da Beneficência ficaram desativados também são preponderantes para o quadro que se apresentou. “Quando se fala em saúde pública, a ausência ainda que temporária de 20 leitos que normalmente são disponibilizados fazem muita diferença”, pondera Arita. Ela explica que a desativação dos leitos foi necessária para a realização de uma obra no hospital, que passará a oferecer outros 22 leitos cirúrgicos para pacientes do SUS – outra excelente notícia para a saúde pública pelotense. A apresentação da nova enfermaria está marcada para o dia 16 deste mês.

Outro ponto salientado pela secretária é que a espera por leitos de pacientes oncológicos ou com doenças infecto-contagiosas costuma ser maior que a média, uma vez que estes demandam leitos específicos, com isolamento, e são poucos os leitos disponíveis nestas condições – apenas três para pacientes do SUS.

A superintendente Rosângela Soares informa que:

*na segunda-feira, dia 8/09/14, havia 79 pacientes em espera por leito; destes, 15 eram de outros municípios (polo regional de saúde, Pelotas recebe diariamente pacientes de outras cidades da região); no mesmo dia, 24 pacientes deixaram o PSP.

  • na terça-feira, 9/09/14, 71 aguardavam leitos, destes 26 pacientes saíram do PSP – 16 foram internados e dez tiveram alta;
  • nesta quarta-feira, 10/09/2014, havia 66 pacientes em espera por leito: sendo que 61 aguardavam leitos clínicos; quatro de emergência e dois com isolamento.
  • a rede pública de saúde conta com 57 leitos de UTI e 267 leitos clínicos, sendo: Santa Casa – 95; Beneficência – 90; HUSFP/UCPel – 62; HE-FAU/UFPel – 20.

Rosângela avalia que, apesar do grande número de pacientes que deixam o PSP, seja por alta ou por internações, também é muito alto o número de pacientes novos, por isso a média tem se mantido. Apenas no mês de agosto, 379 pacientes foram internados pelo SUS.

A secretária Arita Bergmann assegura que o PSP tem equipe, equipamentos e medicamentos para garantir atendimento de urgência e emergência, 24 horas por dia, a todas as pessoas que precisarem. “O pronto Socorro é uma instituição de portas abertas. Não vamos deixar ninguém desassistido.” Arita diz que, caso não diminua o movimento no PSP, tomará as medidas necessárias. “Se for preciso, vamos cancelar temporariamente todas as cirurgias e internações eletivas para disponibilizar mais leitos.” (ASCOM)

 Relembre : http://diariodamanhapelotas.com.br/site/pacientes-padecem-no-pronto-socorro/

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções