Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

QUARENTENA : IFSul expõe obras em galeria virtual

29 julho
13:15 2020

Que tal visitar uma mostra na qual estão expostas obras artísticas de vários países? Aos que gostaram da ideia, uma boa notícia: isso é possível! Basta fazer um passeio virtual à Galeria de Arte Quarentena, artistas em Pandemia. E o IFSul está representado nesse projeto com a série “Germinares”, da professora do câmpus Camaquã, Catiuscia Dotto.

Catiuscia Dotto 02Trata-se de  um projeto desenvolvido por um grupo de artistas e acadêmicos de artes visuais do Chile e do México para fomentar a produção e a discussão artística neste período em que os museus e espaços culturais estão fechados na América Latina, sem perspectivas de retorno.

“Acredito que este deve ser o caminho da arte, construir encontros e diálogos. No momento em que vivemos, de isolamento social, penso que o ambiente virtual deve ser explorado para tal, embora a escultura seja uma linguagem que evoca a presença espacial”, observa.

Germinares é composta por sete esculturas em pequeno formato, que ficarão em destaque até o dia 14 de agosto, no ambiente virtual. “Meu trabalho parte de uma investigação a partir do feminino.  Com o passar dos anos, são mais de 15 dedicados à escultura. A figura feminina foi se desconstruindo formalmente e sendo reconstruída simbolicamente, encontrando uma simbiose com elementos que pertencem ao meu imaginário e ao meu repertório”, explica.

PROFESSORA Catiuscia Dotto

PROFESSORA Catiuscia Dotto

Todas as obras expostas foram criadas  neste período de quarentena: “essa série, em específico, foi realizada durante o isolamento social, e essas pequenas esculturas refletem tal contexto, pois o que em esculturas anteriores se traduzia em cor e espacialidade, aqui, se contém nesse ato de (si/talvez) germinares”, comenta a  professora.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções