Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

QUEBRA-CABEÇA : Como formar o tripé xavante?

19 abril
08:23 2018

Sem Leandro Leite, o plano tático de Clemer pode ser adiado

Qual será o meio-campo do Brasil para enfrentar o Avaí, sábado, em Florianópolis? O técnico Clemer havia antecipado a intenção de escalar o setor com três volantes nas partidas disputadas fora de casa na Série B do Campeonato Brasileiro. Só que a lesão de Leandro Leite cria um problema: a ausência do principal elemento desse tripé, diminuindo as opções de escolha do treinador.

A vaga do capitão será ocupada por Vacaria. Outro volante que certamente estará no time é Sousa. E quem irá completar o tripé? Zé Augusto, que é o terceiro jogador da posição no grupo? Ou será antecipada a volta de Itaqui? Se houvesse outra opção para a lateral-direita, a vaga poderia ficar com Eder Sciola. A princípio, Sciola deve ser o lateral, depois de experiência fracassada com Valdemir no lado direito da defesa.

Itaqui treina normalmente e aparece como opção para compor o meio-campo contra o Avaí em Florianópolis Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

Itaqui treina normalmente e aparece como opção para compor o meio-campo contra o Avaí em Florianópolis
Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

Diante das circunstâncias, Clemer poderá adiar a escalação do tripé, optando por uma formação mais convencional. E aí pode surgir a oportunidade de o armador Deyvid Saconni começar a partida em Florianópolis. Ou então, ocorrer repetição da linha de três meias, tendo Mossoró ou Welinton Junior na função centralizada. São hipóteses que só terão resposta pouco antes do jogo na Ressacada.

PONTUAR – O Brasil necessita pontuar nesta segunda rodada para que o empate diante do São Bento, na estreia na Série B, não seja um resultado tão ruim. O terceiro jogo pela competição será novamente fora de casa – dia 28, contra o Paysandu, em Belém do Pará.

O time xavante passa pelo maior jejum desde a chegada de Clemer em julho do ano passado. São cinco partidas sem vencer: dois empates diante do São José, duas derrotas contra o Grêmio e o empate com o São Bento. A última vitória ocorreu no dia 22 de março: 2 a 1 frente ao São Luiz, em Pelotas.

Claudinei: pressionado

Claudinei: pressionado

Mais um revés do Avaí em Goiás

O Avaí vai enfrentar o Brasil, sábado, às 16h30, na Ressacada, em Florianópolis, com a necessidade de dar uma resposta positiva, após uma sequência de reveses. O último deles ocorreu nesta quarta-feira, com a derrota de 2 a 0 para o Goiás, no Serra Dourada, em Goiânia, em jogo da quarta fase da Copa do Brasil. O resultado determinou a eliminação da equipe catarinense.

O time treinado por Claudinei Oliveira, que está no comando do Avaí desde agosto de 2016, completou oito partidas sem vencer. A última vitória ocorreu no dia 3 de março, quando fez 2 a 0 Joinville. A estreia na Série B do Brasileiro se deu com derrota de 1 a 0 para o Vila Nova, em Goiânia.

Permaneceu na capital goiana para o jogo de ontem pela Copa do Brasil. E voltou a perder. Os gols do Goiás foram marcados por Giovanni, cobrando pênalti no primeiro tempo, e Carlos Eduardo. No jogo de ida tinha ocorrido empate por 2 a 2 em Florianópolis. Antes, a equipe tinha decepcionado no Campeonato Catarinense, onde fiou em sexto lugar.

Para a partida de sábado, o técnico Claudinei deverá ter o retorno de Capa e Pedro Castro. O lateral-esquerdo não enfrentou o Goiás, porque jogou a Copa do Brasil deste ano pelo Sport, antes de retornar à Ressacada. Já o volante está voltando de lesão. A referência técnica da equipe continua sendo Marquinhos, mas o veterano meio-campista apresenta problemas físicos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções