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terça, 19 de março de 2024

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Quer empreender? Veja 7 dicas de como criar um e-commerce

Quer empreender? Veja 7 dicas de como criar um e-commerce
10 agosto
16:47 2020

Atualmente uma das melhores formas de empreender é pelo meio digital. Mas para isso, é preciso se atentar a alguns detalhes para criar um bom negócio online

Empreender digitalmente na criação de um e-commerce é uma ótima opção, mas você precisa ficar atento a alguns detalhes como: logística, marketing, hospedagem de sites e muito mais.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como criar um e-commerce da maneira correta e ter um negócio online de qualidade que cresce todos os anos. Veja abaixo as nossas dicas.

1 – Estruture seu plano de negócio

Você precisará ter um planejamento de como o seu negócio deve funcionar. A começar pelo financeiro, procure adequar o seu capital inicial aos investimentos que terá que fazer para começar e também para as despesas futuras.

O interessante sobre o negócio online é a possibilidade de eliminar gastos de espaço físico como aluguel, água, luz e gastos com funcionários alocados. É possível manter o negócio com um investimento mais baixo, mantendo funcionários em home office, além de outros custos que podem ser cortados.

Além disso, é preciso definir alguns detalhes do seu negócio. Veja uma lista de coisas com o que se preocupar:

  • Segmento do seu e-commerce
  • Características do público alvo
  • Modo de operação
  • Ferramentas digitais

O interessante é que nesta etapa você faça um benchmarking do seu mercado para entender melhor quais serão suas referências, aprimorar seu modelo de gestão e encontrar um lugar para o seu negócio se firmar no mercado.

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2 – Escolha de plataforma ou hospedagem de sites

Você deve estar atento às qualidades da sua plataforma de e-commerce ou servidor de hospedagem de sites. Isso porque ela é o espaço digital que vai abrigar o seu negócio e precisa sempre estar em constante funcionamento para receber seus clientes e oferecer uma boa experiência.

Da mesma forma, é preciso também que sua plataforma tenha ferramentas diversas que podem te ajudar a oferecer melhor experiência ao cliente, além de oferecer dados e relatórios sobre suas vendas, cliques em produtos, entre outras informações importantes.

Ainda assim, também é necessário se atentar a detalhes como ferramentas de SEO e layout responsivo, já que grande parte das pessoas compram pelo celular ou tablet e nem sequer estão utilizando mais o computador para fazerem suas compras.

Ter um bom servidor de hospedagem de sites vai ajudar o seu espaço online a suportar grande quantidade de acesso em casos de promoções, fornecer suporte de segurança de dados e garantir que seus clientes possam fazer as compras tranquilamente, circular pelo site, apreciar os conteúdos e começar a consumir cada vez mais da sua marca.

3 – Escolha os meios de pagamento

É importante verificar se a sua plataforma de e-commerce oferece um suporte de pagamentos mais descomplicado, para que você não tenha dores de cabeça com essa parte.

Você pode escolher o intermediador do pagamento para que as pessoas tenham a oportunidade de comprar com diferentes meios de pagamentos, como boleto e cartão de crédito e débito.

Por isso, se atente a empresa financeira que fará os recebimentos das suas vendas, verifique prazos e taxas de serviço para adequar o seu modelo de negócio às condições da empresa de pagamentos que você escolher.

4 – Logística

A sua operação de logística é tão importante quanto escolher os servidores de hospedagem de sites da sua loja. Isso porque uma das coisas que mais marcam uma loja virtual na cabeça do cliente é a rapidez na entrega do produto.

Para você que está começando, deve ter em mente que e-commerces que não são de grandes empresas tendem a sofrer com a desconfiança do consumidor. E a melhor forma de garantir uma boa imagem é não atrasando ou dificultando a chegada do produto na casa do cliente.

Por isso, se preocupe em montar uma operação enxuta, capaz de se atentar a detalhes como:

  • Separação correta de produtos
  • Encaminhamento do produto ao cliente
  • Entrega rápida
  • Políticas de devolução

Para isso, comece montando a operação no local onde ficarão armazenados os produtos e depois escolha uma boa transportadora, com rapidez e confiabilidade para entregar o produto com segurança na casa do cliente.

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5 – Invista em marketing digital

Como você está trabalhando com uma operação online, é absolutamente necessário que você estruture o marketing digital da sua empresa para que a sua marca chegue a mais pessoas e os leads sejam convertidos em vendas.

Para isso, será necessário investir em um profissional ou que você mesmo procure cursos para aprender como cuidar dessa área imensamente importante para o seu negócio.

Você deve aplicar em sua loja virtual estratégias de tráfego orgânico e pago, marketing de conteúdo e também outros conceitos diversos para fazer a sua marca ser reconhecida por mais pessoas.

Existem diversas ações de marketing que podem ajudar o seu negócio a prosperar. Aprenda sobre e-mail marketing, mídias sociais e conheça mais sobre quais são as melhores plataformas e abordagens para atingir o seu público alvo.

6 – Dê importância ao conteúdo

O conteúdo em um e-commerce deve ser priorizado em duas maneiras diferentes: conteúdo dos produtos e blog.

No conteúdo do produto você precisa oferecer tudo que puder para que o seu cliente entenda mais sobre o que está comprando. Por isso, forneça todos os detalhes necessários sobre os produtos para eles sentirem segurança ao comprar.

  • Fotos detalhadas e de qualidade
  • Informações sobre o produto
  • Descrição bem feita
  • Avaliação de clientes sobre o produto

É importante focar em oferecer o melhor conteúdo para que os mecanismos de busca também sejam capazes de reconhecer a sua marca e entregar o seu conteúdo para mais pessoas.

Com relação ao blog e mídias sociais, essa é a maneira que você tem de criar uma relação mais próxima com os seus clientes, mostrando as novidades do seu segmento, os bastidores da sua loja, entre outros tipos de conteúdo.

O interessante deste modelo é a possibilidade de interação. Assim você vai conseguir saber mais sobre as necessidades do seu público, desenvolver soluções e oferecer produtos para encantar ainda mais os seus clientes.

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7 – Segurança da sua plataforma

Mesmo ficando por último, essa é uma dica essencial para todos os donos de e-commerce. Com o crescimento das compras no meio digital, muito se fala da proteção de dados de clientes, já que as lojas recolhem dados pessoais para efetuar vendas.

Por isso, invista em meios de segurança para que os seus clientes fiquem tranquilos e estejam protegidos ao fazerem compras na sua loja virtual.

A própria plataforma de hospedagem de sites deve oferecer opções de segurança para a sua loja virtual. Mesmo assim, é altamente recomendado que você dê prioridade a esse assunto para não ter problemas no futuro. Não economize com a segurança dos dados de seus clientes.

Conclusão

Você precisará aprender muita coisa para montar um e-commerce de sucesso, mas com essas dicas você já tem um bom direcionamento do que é importante priorizar para estruturar a sua loja virtual.

O meio digital é uma ótima maneira de começar um negócio, principalmente pelo baixo custo de investimento inicial. Por isso, se dedique bastante e o seu e-commerce pode crescer muito e se tornar conhecido em diversas regiões do país e do mundo.

Não deixe de priorizar coisas importantes, como a hospedagem de sites, segurança, experiência do cliente, logística e o marketing. Esteja sempre atento ao seu modelo de negócio, faça as mudanças necessárias ao passo que adquire experiência e você pode ir muito longe com o seu negócio.

Gostou das dicas? Ficou alguma dúvida sobre o que falamos? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo com um amigo que pode se beneficiar dessas informações.

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