Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

QUIMIOTERAPIA : Oncopel continua atendendo pacientes

26 dezembro
09:41 2016

Empresa responde pelo Ceron. Atualmente 150 pacientes dependem do serviço.

Santa Casa espera entrega oficial da gestão do serviço e o tempo necessário para assumir sua administração 

A Santa Casa de Misericórdia de Pelotas está apta a assumir a gestão dos serviços quimioterápicos oferecidos no Centro de Radioterapia Oncológica (Ceron), desde que ela lhe seja entregue oficialmente pela Oncopel em prazo que possibilite a articulação de todas as providências necessárias para o atendimento aos cerca de 150 pacientes que utilizam o serviço. Isso demanda cerca de 60 dias.

Dentre as necessidades elencadas pelos administradores da Santa Casa constam “aquisição de insumos, específicos; contratação de pessoal com qualificação para os serviços; farmacêutico com qualificação técnica em manutenção de quimioterápicos e médicos especialistas”.

Assim, a responsabilidade pela prestação dos serviços continua sendo da empresa Oncopel. A possibilidade de a Santa Casa assumir os serviços no dia 1 de janeiro está descartada. Tudo documentado via ofício aos atuais prestadores do serviço.

Mas isso não é uma decisão de momento, dos gestores da instituição hospitalar. O começo se deu no mês de junho deste ano, quando a direção da Santa Casa oficiou a empresa Oncopel da intenção de assumir os serviços, no prazo de 120 dias, de forma direta e integralmente. De lá para cá foram diversas tentativas de uma “amigável” negociação, haja vista que o “contrato” entre as partes é apenas verbal. Há vários anos. Inclusive de utilização pela empresa do espaço em que está instalado o Centro. A direção da Santa Casa se dispõe a ressarcir os valores aplicados.

SERVIÇO atende 150 pacientes

SERVIÇO atende 150 pacientes

Houve, porém, em novembro, uma reunião entre as partes, na qual foram acertados detalhes da transição na troca da gestão. Ficou por aí. Não avançou mais.

“A Santa Casa tomou todas as providências, buscou todos os caminhos para acertar pelo melhor”, diz o provedor, doutor Paulo Porto Gonçalves. Há, inclusive, farta documentação comprobatória. A outra parte deixou o “barco” correr. E o tempo passou.

Para preocupação da comunidade, esta semana, a direção da Oncopel informou que manterá os serviços até o dia 31 deste mês e que todos os seus funcionários que atendem no Centro cumprem aviso prévio. Também está semana, mais precisamente no dia 21, a direção da Santa Casa enviou à direção da Oncopel o ofício 614/2016, através do qual informa da impossibilidade de assumir os serviços a partir do dia 1 de janeiro de 2017 haja vista a necessidade de um período de transição que permita o inicio da operacionalização do sistema sem prejuízos aos pacientes que dele dependem.

“Temos de ser responsáveis para com as vidas que necessitam dos serviços”, observa o doutor João Francisco Neves da Silva, vice-provedor, enfatizando que enquanto não houver a transição, com a assinatura do contrato de repasse oficial do serviço à Santa Casa, a responsabilidade continua da Oncopel. Até o final desta sexta-feira isso não havia ocorrido.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções