Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

QUINZENA DO PÊSSEGO : Colônia escolhe Corte da Festa

QUINZENA DO PÊSSEGO : Colônia escolhe Corte da Festa
10 setembro
09:08 2019

   Na Comunidade São Mateus, na Colônia São Manoel, 8º distrito, Rincão da Cruz, foi escolhida a Corte do Pêssego de 2019, na tarde de domingo.  Com as dependências do salão lotadas, sete candidatas desfilaram na passarela. Elegeram-se Helen Strelow Knabach e Jade Lima da Silva, que substituem a rainha Diana Bohrer e a princesa Tamires Mattozo.

   O vice-prefeito Idemar Barz, representando a prefeita Paula Mascarenhas no evento, enfatizou que a festa para escolha da nova Corte do Pêssego estimula e valoriza a produção da fruta como a de outras culturas. “A Corte é o ‘cartão de visitas’ para divulgar a tradicional vocação de Pelotas, que a tornou reconhecida nacionalmente no cultivo”, afirmou.

A rainha Helen tem 16 anos e é estudante na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professora Elizabeth Blaas Romano, localizada na Colônia Maciel. Jade Lima da Silva tem 15 anos e é aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Garibaldi, também na Maciel. Ambas são filhas de produtores rurais – uma das exigências para participação no concurso – e residem no 8º distrito.

   SOBRE O CONCURSO

“A participação da Prefeitura nesses eventos é de grande importância. O Poder Público deve acompanhar tudo, envolver-se com parcerias, para que o objetivo de promover a cultura seja atingido. A Quinzena do Pêssego há seis anos se consolida, comentou o vice-prefeito.Neste ano – informa Idemar Barz –, ampliando a abrangência, também será marcante no Shopping Pelotas: restaurantes aderiram à proposta e vão incluir o pêssego como ingrediente de pratos na temporada da Quinzena.

Com as dependências do salão lotadas, sete candidatas desfilaram na passarela. Elegeram-se Helen Strelow Knabach e Jade Lima da Silva, que substituem a rainha Diana Bohrer e a princesa Tamires Mattozo.

Com as dependências do salão lotadas, sete candidatas desfilaram na passarela. Elegeram-se Helen Strelow Knabach e Jade Lima da Silva, que substituem a rainha Diana Bohrer e a princesa Tamires Mattozo.

Para a rainha Helen, divulgar a produção do pêssego no Município será uma tarefa muito importante. “Estou feliz e pronta para representar o título com alegria e responsabilidade. Minha família e amigos incentivarem-me a competir. Recebi apoio e isso me estimula ainda mais a popularizar o consumo da tradicional fruta.”

A princesa Jade também não esconde sua felicidade. Ela diz: “dar publicidade à cultura do pêssego para incentivar o hábito do consumo, tanto durante a Quinzena, como na abertura oficial da colheita e em outros eventos, é uma atribuição que vou desempenhar com prazer.”

   QUINZENA 2019

A Quinzena do Pêssego de 2019 será de 23 de novembro a 7 de dezembro e, a abertura oficial da colheita, no dia 1º de dezembro. A rainha Diana e a princesa Tamires, que passaram as faixas e as coroas a suas sucessoras, afirmaram que têm a certeza do dever cumprido. “É importante a renovação e a nova corte saberá desempenhar bem a tarefa de divulgar o pêssego”, salientou Diana.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, lembrou que a festa anual da Comunidade São Mateus é tradicional na acolhida de sediar a escolha da Corte do Pêssego. Pelo sexto ano consecutivo, os dois eventos se unem. “O concurso para eleger a Corte é preparatório para a Quinzena. A rainha e a princesa são porta-vozes das potencialidades produtivas da zona rural de Pelotas e têm a tarefa de divulgar a cultura mais importante em termos econômicos e sociais.”

Seidel lembrou que o Município produz de 40 a 50 mil toneladas de pêssego por ano. “Isso se reverte no emprego de mais de 20 mil pessoas. O Poder Público tem a responsabilidade de dar viabilidade à maior cadeia produtiva do agronegócio local”, ponderou o secretário.

Vice-prefeito Idemar Barz com a rainha Helen Strelow Knabach e a princesa Jade Lima da Silva

Vice-prefeito Idemar Barz com a rainha Helen Strelow Knabach e a princesa Jade Lima da Silva

PRÊMIOS DAS SOBERANAS

A rainha Diana recebeu como prêmios um televisor 32 polegadas, oferecido pela empresa Plantécnica Soluções Agrícolas, e um ano de ingresso gratuito no Salão Indústria Show. A princesa Jade ganhou um telefone celular, presenteado pelo Sindicado da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), e um ano de ingresso gratuito no mesmo salão.

A escolha da Corte do Pêssego de 2019 também contou com a presença da Emater, Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindocopel, Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas e de firmas apoiadoras do evento.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções