Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Radioterapia do HE recebe acelerador linear

Radioterapia do HE recebe acelerador linear
17 setembro
09:30 2018

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) recebeu um novo aparelho para a Unidade de Radioterapia, o Acelerador Linear. Com o equipamento em funcionamento, o serviço pretende reduzir a fila de espera dos tratamentos de pacientes oncológicos de toda região sul do Rio Grande do Sul.

Em julho de 2018 foi concluída a obra do bunker – sala em que fica o acelerador e que assegura a proteção da radiação emitida pelo equipamento. Ele está localizado no Serviço de Oncologia, na Faculdade de Medicina da UFPel e conta com sistema de blindagem em concreto.

O antigo aparelho de Telecobalto da UFPel deixou de operar em dezembro de 2016. Atualmente os pacientes que necessitam de tratamento são atendidos nos serviços já sobrecarregados da Santa Casa de Rio Grande e do Centro de Radioterapia e Oncologia (CERON) da Santa Casa de Pelotas e, em último caso, encaminhados para Porto Alegre.

EQUIPAMENTO reduz fila de espera dos tratamentos de pacientes

EQUIPAMENTO reduz fila de espera dos tratamentos de pacientes

A aquisição do novo equipamento faz parte da solução do Plano de Expansão da Radioterapia no país. O programa do Ministério da Saúde tem como principal objetivo suprir vazios assistenciais, demandas regionais, além de investir em novas tecnologias para atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com os físicos Luciano Schwanke e Sérgio Otsubo, o Acelerador Linear, modelo CX fabricado pela empresa Varian, será o único equipamento de radioterapia da região com tecnologia Multi-Leaf (colimador de múltiplas folhas). As lâminas Multi-Leaf se movimentam, o que viabiliza aumentar a dose de radiação no tumor sem afetar os tecidos sadios, oferecendo uma enorme precisão, tornando o tratamento contra o câncer mais rápido e com menos efeitos colaterais.

Com esse sistema de tratamento preciso e confiável, o equipamento, conectado ao sistema de gerenciamento ARIA, permite aos médicos o controle do processo do tratamento do começo ao fim. Além disso, com os softwares de planejamento de tratamento e de gestão de informações disponíveis reduz o número de erros, bem como o tempo de tratamento, elevando o número de pacientes que podem ser tratados e com muito mais segurança.

Segundo a Chefe da Unidade de Radioterapia, Cláudia Pizarro, atualmente o equipamento está instalado e iniciando os testes de calibração e controle de qualidade. Vencida essa etapa, será feito o treinamento da equipe, para garantir a melhor precisão de tratamento que o equipamento pode oferecer. Em seguida, serão necessárias as inspeções dos técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e da Vigilância Sanitária Estadual, para a liberação da licença de operação do serviço.

Dessa forma o Serviço de Oncologia do Hospital Escola passará a contribuir para a redução do tempo de início de tratamento do câncer, normalizando o atendimento de radioterapia em Pelotas e região. “Estima-se que o início dos atendimentos no novo equipamento ocorrerá em dezembro, quando todos os testes, treinamentos e autorizações forem concluídos”, finalizou Cláudia.

ONCOLOGIA E RADIOTERAPIA

O Centro Regional de Oncologia e Radioterapia (CRO), situado na Faculdade de Medicina, é licenciado junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear e atende pacientes oncológicos da comunidade de Pelotas e região sul do Estado. A equipe de profissionais atua no atendimento, planejamento, programação e tratamento dos pacientes oncológicos encaminhados via SUS.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções